Percurso de navegação

O nosso futuro digital em destaque - 27/09/2010

Logótipo do TIC 2010 © UE

As tecnologias da informação e da comunicação de ponta são o centro das atenções do "TIC 2010 - A era digital", a ter lugar em Bruxelas de 27 a 29 de Setembro, com exposições, conferências e criação de redes para investigadores e empresas.

Para além do extraordinário potencial para transformar as nossas vidas quotidianas, as tecnologias digitais têm uma grande importância económica. O fomento da inovação nas TIC é uma componente essencial da estratégia da UE para manter a competividade e a prosperidade da Europa.

Por ocasião do TIC 2010, investigadores, quadros de empresas, investidores e responsáveis políticos debaterão o futuro das tecnologias digitais. O evento centrar-se-á em prioridades políticas como a Agenda Digital Europeia DeutschEnglishfrançais e o financiamento europeu da investigação e inovação em matéria de TIC English , no valor de 2 800 milhões de euros para o período 2011-12.

As conferências no âmbito do TIC 2010 são especialmente úteis para as pequenas e médias empresas, com seminários sobre o financiamento de projectos TIC e formas de atrair o investimento. As sessões de criação de redes ajudarão investigadores, inovadores, técnicos e investidores a estabelecer contactos e a constituir parcerias.

Por último, uma exposição com mais de 100 bancas apresentará os resultados dos mais recentes trabalhos europeus de investigação de ponta no domínio das TIC. Alguns dos projectos em foco:

- 3D-Coform English - digitalização de artefactos e sítios históricos em 3D como forma de documentar o património cultural europeu

- Solid State Lighting English - desenvolvimento de tecnologias de iluminação orgânica, cinco vezes mais eficazes do que a iluminação convencional

- Kompaï English - robô concebido para ajudar as pessoas doentes, deficientes ou idosas a levar uma vida independente em casa

- Presenccia English - desenvolvimento de tecnologias de realidade virtual como forma de ensinar as pessoas amputadas a adaptarem-se às próteses.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis