Percurso de navegação

Tornar a Europa atraente para os cientistas de topo - 26/07/2010

A Comissária Máire Geoghegan-Quinn e outros intervenientes com um certificado gigante que comemora a milésima bolsa de investigação. © EU

O Conselho Europeu da Investigação (CEI) já financiou mais de 1000 ideias inovadoras. Agora, coloca mais 661 milhões de euros à disposição dos investigadores em início de carreira.

Um veículo sem condutor que vai fazer a viagem entre Milão e Xangai para testar a condução automática em condições extremas; erupções vulcânicas criadas em laboratório para estudar a interacção das cinzas vulcânicas com a atmosfera; um «robô químico» microscópico que leva os medicamentos aos sítios certos dentro do corpo humano: estes são apenas alguns exemplos dos 1000 projectos de investigação inovadores financiados até à data pelo Conselho Europeu da Investigação (CEI), o primeiro organismo pan-europeu de financiamento da investigação de ponta.

A milésima bolseira, a imunologista Professora Erika von Mutius, está a explorar novas formas de lutar contra a asma e as alergias e os resultados dos seus esforços poderão ter um impacto muito concreto na vida de milhões de pessoas. Trata-se de um exemplo típico de como a investigação fundamental financiada pelo CEI pode ter aplicações extremamente úteis.

Criado há pouco mais de três anos e incumbido de tornar a Europa mais atraente para os cientistas de topo, o CEI concede bolsas aos melhores investigadores, independentemente da sua nacionalidade, idade ou disciplina científica.

Para a Comissária Máire Geoghegan-Quinn, o CEI "percorreu um longo caminho num curto espaço de tempo e está a conseguir resultados excelentes para a ciência e para a Europa. Investir nos grandes talentos na investigação de ponta é mais do que nunca fundamental para impulsionar a inovação e a competitividade da Europa face ao resto do mundo.»

Mas não ficamos por aqui: mais 661 milhões de euros encontram-se agora disponíveis para os investigadores em início de carreira. O prazo para a apresentação de candidaturas ao CEI English começou a 20 de Julho.

Este convite do CEI à apresentação de propostas de projectos faz parte do maior investimento de sempre da UE na investigação e inovação, que reserva quase 6400 milhões de euros ao crescimento inteligente e ao emprego.

O pacote, anunciado a 19 de Julho, cobre um vasto leque de disciplinas científicas, políticas públicas e sectores comerciais. Os fundos serão atribuídos ao longo dos próximos 14 meses através de convites à apresentação de propostas e avaliações, estando prevista a criação de mais de 165 000 postos de trabalho.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis