Percurso de navegação

Go digital! - 26/02/2010

Logótipo da semana das competências digitais © UE

UE lança primeira semana das competências digitais

As novas tecnologias são essenciais para a competitividade europeia. Uma sólida formação digital oferece maiores oportunidades de emprego.

A Internet e as novas tecnologias revolucionaram o nosso modo de vida. Porém, uma sondagem recente revelou que em 2005 mais de um terço dos europeus não tinham quaisquer conhecimentos de informática.

É certo que as pessoas idosas são as mais numerosas neste grupo. Porém, mais de 10 % das pessoas na faixa etária entre os 16 e 24 anos reconhecem também não ter quaisquer conhecimentos neste domínio. Além disso, cada vez menos jovens escolhem cursos na área das tecnologias de informação e comunicação (TIC), o que conduz a uma escassez de mão-de-obra neste sector.

As TIC estão presentes em todas as actividades económicas. Por um lado, reforçam o desempenho das empresas e, por outro, são fonte de inovação e de ganhos de produtividade. A UE necessita de profissionais qualificados neste sector para continuar a ser competitiva e atrair investidores.

Por essa razão, a Comissão Europeia adoptou em 2007 um programa de acção a longo prazo para promover as competências digitais. Foi lançada uma campanha de sensibilização para informar os estudantes, os jovens profissionais e as PME sobre as numerosas saídas profissionais oferecidas pelas TIC. Esta campanha terminará com a semana europeia das competências digitais que se realizará entre 1 e 5 de Março próximo.

Estão previstos cerca de 300 000 participantes nos numerosos eventos que serão organizados na UE durante esta semana. A Comissão Europeia aproveitará a ocasião para apresentar os resultados do seu programa de acção para promover as competências digitais. As novas tecnologias serão uma das prioridades da futura estratégia económica europeia «Europa 2020», que defende um crescimento «verde» com base no conhecimento e na inovação.

Saiba mais sobre a semana europeia das competências digitais

Competências digitais para o século XXI DeutschEnglishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis