Percurso de navegação

Na vanguarda da mudança - 13/11/2009

Tapete de relva sobre uma auto-estrada © Vincent Bitaud

No contexto do Ano Europeu da Criatividade e Inovação 2009, um grupo de cientistas, artistas, académicos e executivos de renome – os embaixadores europeus para a criatividade e a inovação – apresentaram um ambicioso manifesto.

"O mundo avança a um novo ritmo", afirma o grupo. "Para se manter na vanguarda deste novo mundo, a Europa deve tornar-se mais criativa e inovadora".

Para se manter competitiva num mundo em rápida evolução e fazer face aos grandes desafios que constituem a crise económica e as alterações climáticas, a Europa deve, nomeadamente, reinventar o ensino, transformar os locais de trabalho em espaços de aprendizagem, promover a inovação, pensar à escala mundial e tornar a economia mais ecológica.

É grande o peso destas palavras: o grupo English inclui Karlheinz Brandenburg, o inventor do mp3, Ernő Rubik, o inventor do cubo de Rubik, Jean-Philippe Courtois, presidente da Microsoft International e Rita Levi-Montalcini, neurologista galardoada com o Prémio Nobel.

O manifesto apresenta recomendações para tornar a Europa um motor de inovação e de mudança. Apela a um reforço do investimento público e privado para fomentar a aquisição e aplicação dos conhecimentos, o que implicaria investir mais nas áreas da ciência, da tecnologia e do design, mas também em formas de ajudar os cidadãos a acompanharem a evolução, por exemplo, através de formação profissional e de programas de aprendizagem ao longo da vida.

O grupo refere igualmente a necessidade de recompensar o espírito de iniciativa: "Há também que recompensar os artistas, designers, cientistas e empresários que contribuem com novas ideias. Deve conjugar-se a atribuição de prémios de excelência com a protecção jurídica dos direitos de propriedade intelectual e encontrar o justo equilíbrio entre o estabelecimento de recompensas adequadas e a promoção da partilha de conhecimentos."

O manifesto é, em grande medida, o resultado de seis debates English realizados em Bruxelas durante este ano sobre os grandes temas relacionados com a criatividade e a inovação. Um último debate English , que se realizará no decurso deste mês, analisará a forma como as indústrias criativas podem contribuir para moldar a economia e a sociedade.

A campanha češtinaDeutschEnglishespañolfrançaisitalianopolskisvenska , que deu lugar a uma série de manifestações culturais English em toda a Europa, como exposições e festivais, terminará com uma conferência a realizar em Dezembro, em Estocolmo.

Manifesto em prol da criatividade e inovação na Europa English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis