Percurso de navegação

Sistema de chamada de emergência em caso de acidente (eCall): apoio das empresas de telefonia móvel

As empresas de telecomunicações anunciaram o seu apoio à campanha da UE para instalar nos veículos novos um sistema de chamada de emergência automática em caso de acidente.

O apoio da GSM Association, organismo mundial que representa centenas de empresas, é um passo importante para o sistema eCall English, já que na sua implementação devem participar a indústria das telecomunicações, os construtores automóveis e os serviços de urgência.

A Comissária responsável pela sociedade da informação, Viviane Reding, espera que o protocolo assinado a 9 de Setembro incentivará os países da UE a introduzir o sistema eCall antes do previsto. De momento , o sistema eCall é facultativo, mas a Comissão considera a possibilidade de o tornar obrigatório se não houver progressos até final do ano.

O projecto eCall iniciou-se há quatro anos e o seu lançamento estava previsto para este Outono. Porém, até hoje o sistema ainda não está operacional em nenhum país da UE.

Calcula-se que o sistema eCall poderá salvar cerca de 2500 vidas por ano em toda a Europa e permitirá reduzir em pelo menos 10% as lesões graves. Esta medida só se aplica a carros novos. A UE não exige a instalação do sistema em veículos antigos.

Vários países manifestaram-se preocupados quanto aos custos que se estimam em cerca de 100 euros por veículo. Outros têm tardado em adaptar os seus centros de urgência e em formar o pessoal que atenderá as chamadas.

Quando há um choque importante, o sistema eCall detecta-o e compõe automaticamente o 112, o número de emergência europeu, comunicando o local do acidente ao serviço de urgência mais próximo. A chamada também pode ser desencadeada premindo um botão.

De qualquer modo, além da comunicação automática dos dados também há uma chamada vocal entre o veículo e o serviço de urgência. Desta forma, os condutores e passageiros que estão conscientes podem dar mais informações sobre o acidente.

 

Saiba mais sobre o eCall English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis