Percurso de navegação

Juntos pela investigação - 13/07/2009

Investigadora num laboratório © CE

Lançamento de novas parcerias público-privadas para incentivar a investigação científica, há muito reconhecida como uma força motriz do crescimento económico

O dinheiro gasto hoje com a investigação e o desenvolvimento tornará a Europa de amanhã mais competitiva. É este o raciocínio subjacente à iniciativa da UE que visa promover o investimento em investigação e desenvolvimento (I&D) enquanto parte do plano de recuperação da economia europeia.

Neste contexto, foram estabelecidas três novas parcerias público privadas (PPP) English financiadas a 50% pela UE e a 50% por entidades privadas, que irão apoiar investigação sobre as fábricas do futuro, os edifícios eficientes do ponto de vista energético e os automóveis ecológicos, respectivamente, nos sectores da transformação, da construção e automóvel.

Estes sectores foram escolhidos por terem sido particularmente afectados pela crise e porque se prestam à introdução de novas tecnologias ecológicas, contribuindo para tornar a economia mais sustentável. No total, as parcerias receberão 3 200 milhões de euros para actividades de I&D.

As empresas têm interesse nesta colaboração com a UE pois terão uma palavra a dizer na definição das prioridades estratégicas de investigação e poderão beneficiar de um orçamento fixo durante um determinado número de anos que lhes garante a continuidade e permite fazer planos de investimento a longo prazo. Por sua vez, para a UE, partilhar os custos com o sector privado possibilita a realização de projectos de investigação dispendiosos.

A 30 de Julho, a Comissão Europeia irá lançar um convite à apresentação de propostas de projectos para cada PPP. Prevê-se que cerca de 750 pessoas participem no dia de informação sobre as PPP English, a 13 de Julho, organizado a fim de garantir que o maior número possível de interessados fique a par das oportunidades proporcionadas por estas parcerias.

Mais informações sobre a investigação na UE

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis