Percurso de navegação

Investigadores europeus de hoje e de amanhã - 26/09/2008

Fotografia de um investigador em miniatura a utilizar um microscópio, visto através de uma lupa

A Noite dos Investigadores Europeus dá aos cientistas a oportunidade de explicarem o que se passa nos bastidores dos laboratórios.

Sempre quis saber como se faz cerveja? Gostaria de visitar um reactor nuclear? A resposta a essas e a muitas outras perguntas será dada a 26 de Setembro quando os cientistas participarem por toda Europa na 4.ª edição da Noite dos Investigadores Europeus English.

Este ano, participam cerca de 200 cidades europeias de 27 países, abrindo as portas de laboratórios, museus, universidades e centros de investigação.

Em Linz (Áustria) Deutsch, os investigadores explicarão como as tecnologias podem melhorar a vida quotidiana das pessoas com deficiência e mostrarão como reagimos a símbolos de estatuto social e a diferentes tipos de comportamento humano. Em Milão (Itália) Englishitaliano, os investigadores ilustrarão a importância da matemática para o futebol e explicarão como o corpo se pode regenerar por si próprio. Os investigadores em Plzen (República Checa) čeština, mostrarão aos visitantes como se faz cerveja e o que levou ao naufrágio do Titanic.

Jovens investigadores foram entretanto premiados no quadro do Concurso da UE para jovens cientistas English. O júri analisou 87 projectos apresentados por estudantes de 39 países com idades compreendidas entre os 14 e 21 anos. Alguns dos prémios principais English foram atribuídos a três estudantes, respectivamente da Polónia, Eslováquia e Reino Unido, pelos seus trabalhos na área da física e da geologia. Cada premiado recebeu 7 000 euros.

O vencedor eslovaco, Martin Tkáč, foi premiado por um trabalho de investigação sobre a aplicação do princípio da gravitação para impedir o descarrilamento dos comboios de mercadorias pesadas.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis