Percurso de navegação

Partilhar conhecimentos para impulsionar a actividade económica - 10/04/2008

Investigadora examina amostras de sangue

A UE propõe aos Estados-Membros uma abordagem comum para valorizar os resultados da investigação.

Os investigadores europeus publicam o mesmo número de artigos científicos que os seus homólogos americanos, mas não os conseguem acompanhar em termos de invenções, patentes, licenças e aplicações práticas da sua investigação.

Para Günter Verheugen, Comissário das Empresas e da Indústria, as universidades e os outros organismos de investigação têm de adoptar uma atitude que permita «transformar os resultados da investigação científica em novos produtos e serviços, criadores de novos sectores de actividade e de empregos».

A UE é de opinião que os investigadores devem gerir e partilhar a sua propriedade intelectual DeutschEnglishfrançais. Esta abordagem poderá incentivar o investimento e atrair estudantes e cientistas, sem prejudicar em nada os objectivos em matéria de ensino e investigação.

A Comissão Europeia estabeleceu um conjunto de princípios comuns DeutschEnglishfrançais para ajudar os Estados‑Membros a aproximarem as suas regras em matéria de protecção dos resultados da investigação. Além disso, está a preparar um código de conduta para as entidades que fazem investigação, a fim de as orientar na formulação das suas políticas.

Nestes últimos tempos, alguns países da UE fizeram esforços consideráveis para promover a transferência e a partilha de conhecimentos, nomeadamente através de alterações ao nível legislativo e a adopção de novas orientações. Infelizmente, tratou-se, com frequência, de esforços a uma escala exclusivamente nacional. Ora, para que a UE possa colher os benefícios económicos da investigação científica, é necessária uma abordagem à escala europeia.

Alguns exemplos da investigação europeia

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis