Percurso de navegação

Novas ferramentas para a investigação - 14/01/2008

Imagem da trilogia «O Senhor dos Anéis»

A fim de reforçar a competitividade na Europa, a União Europeia aposta nas parcerias público-privado em matéria de investigação e cria duas agência destinadas a oferecer o melhor serviço possível aos cientistas.

«Casino Royale», «O Código Da Vinci», a trilogia «O Senhor dos Anéis», «Batman – O Início», «King Kong», «O Regresso do Super‑Homem» e «X-Men 3»: todos estes filmes têm em comum a qualidade dos seus efeitos especiais, realizados com a ajuda do software Furnace English, recompensado com um Óscar English. O desenvolvimento deste software por quatro especialistas europeus contou com a contribuição fundamental da União Europeia e do seu sétimo programa-quadro de investigação English, nomeadamente das acções Marie Curie English, cujo objectivo é melhorar a formação e a mobilidade dos investigadores ao longo de toda a sua carreira.

Reunidos em Bruxelas, a 14 de Janeiro, no âmbito de uma conferência sobre as acções Marie Curie, os criadores deste software e inúmeros intervenientes dos sectores públicos e privado debruçar-se-ão, em especial, sobre as parcerias entre empresas e universidades. A Comissão está plenamente consciente da importância destas parcerias para a competitividade europeia, tendo lançado um novo convite à apresentação de propostas English com vista ao financiamento deste tipo de projectos.

A Comissão criou ainda a Agência de Execução para a Investigação English encarregada, nomeadamente, do programa de bolsas Marie Curie, mas também da investigação a favor das pequenas e médias empresas e de determinadas vertentes das acções «Espaço» e «Segurança» do sétimo programa-quadro. Uma segunda agência, a Agência Executiva do Conselho Europeu de Investigação English, ocupar-se-á da execução do programa «Ideias» do sétimo programa-quadro, que visa inventivar a investigação exploratória.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis