Percurso de navegação

Os melhores projetos regionais na luz da ribalta - 01/02/2013

Os Prémios RegioStars distinguem projetos regionais de elevada qualidade financiados pela UE.

Os 5 projetos vencedores, entre os quais se encontra um português, foram escolhidos pela forma inovadora como promovem o crescimento inteligente e sustentável em benefício dos cidadãos e fazem parte das centenas de projetos que recebem fundos para o desenvolvimento regional da UE.

Os vencedores dos Prémios RegioStars de 2013 Englishfrançais nas várias categorias são:

UPTEC, crescimento inteligente – até à data, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto ajudou 110 empresas, incluindo 95 empresas em fase de arranque, 5 grandes empresas e 5 centros privados de inovação. Foram criados cerca de 800 empregos para pessoas com diploma universitário, contribuindo para um crescimento económico sólido na região.

Enworks Englishfrançais , desenvolvimento sustentável – os serviços de apoio ambiental ajudam as pequenas empresas no noroeste de Inglaterra a fazerem uma utilização mais eficaz dos seus recursos. As empresas conseguiram assim identificar poupanças anuais de 95 milhões de euros e os melhoramentos ambientais conseguidos criaram ou protegeram cerca de 960 postos de trabalho.

Trajetórias individuais de emprego Englishfrançaispolski , crescimento inclusivo – este projeto polaco, na cidade de Elblag coloca conselheiros profissionais à disposição de desempregados de longa duração com mais de 45 anos. Cerca de 80 % das pessoas ajudadas encontraram um emprego e, graças a um acompanhamento constante, 9 em cada 10 continuavam empregadas 15 meses depois.

Gestão de bairros em Berlim DeutschEnglishfrançais , áreas urbanas desfavorecidas (CityStar) – o projeto criou comissões de moradores em bairros em declínio de Berlim, reforçando a participação dos residentes locais em programas que visam melhorar a respetiva qualidade de vida.

Rumo ao trabalho Englishlietuvių kalba , informação ao público – o projeto lituano difundiu uma série de vídeos em canais de televisão, questionando as atitudes em relação às pessoas surdas. Foram centros-piloto de emprego para ajudar as pessoas com deficiência auditiva. 2 em cada 3 das pessoas que beneficiaram de apoio conseguiram encontrar emprego.

Com 149 projetos apresentados, a presente edição bateu um recorde. Os vencedores receberam os prémios numa cerimónia que teve lugar em Bruxelas, em 31 de janeiro.

As candidaturas à edição de 2014 Englishfrançais podem ser enviadas até 19 de abril de 2013. Os finalistas apresentarão os seus projetos perante um júri independente durante a Semana Europeia das Regiões e Municípios English organizada pela UE e que conta com a participação de representantes do poder local e regional (7 a 10 de outubro).

Mais sobre a política regional da UE

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis