Percurso de navegação

Soluções locais para o crescimento - 08/10/2012

Representantes locais e regionais da UE partilham ideias sobre as melhores formas de estimular a competitividade, o crescimento e o emprego durante o seu encontro anual em Bruxelas, que este ano decorrerá de 8 a 11 de outubro.

A 10.ª edição das Jornadas Abertas 2012 – Semana Europeia das Regiões e Cidades English , o principal acontecimento anual no âmbito da política regional e urbana, reunirá cerca de 6000 representantes eleitos de toda a Europa.

Os participantes analisarão formas de ajudar a Europa a sair da crise económica e estabelecerão prioridades para o financiamento das suas regiões através dos fundos da UE. O objetivo desses fundos é ajudar as regiões menos desenvolvidas a modernizarem-se, no contexto dos esforços da UE para responder aos desafios colocados pela globalização da economia mundial.

Por exemplo, a ajuda da UE possibilitou a criação de 450 000 postos de trabalho em empresas desde 2007, permitiu que, pelo menos, 56 000 PME tivessem acesso ao financiamento e ajudou 460 000 jovens a encontrar trabalho.

Estarão em debate propostas da Comissão para tornar o próximo ciclo de financiamento regional (2014-2020) mais eficaz na realização dos objetivos de longo prazo da estratégia para o crescimento e o emprego Europa 2020 da UE.

Serão especificamente abordados os seguintes temas:

  • crescimento inteligente e ecológico, promoção da inovação através da investigação e do desenvolvimento
  • apoio às PME
  • reforço da cooperação entre as regiões

Eventos em toda a Europa

Fora de Bruxelas, estão previstos mais de 350 eventos English em toda a UE e 11 outros países, incluindo a Bósnia Herzegovina, a Croácia, a Islândia, o Montenegro, a Noruega, a Sérvia, a Suíça e a Turquia, nomeadamente conferências, atividades culturais, festivais e exposições.

Em Portugal, as Jornadas Abertas são assinaladas com a organização de vários eventos English . No norte, a cidade de Chaves foi recentemente palco de uma feira gastronómica e de um concurso para promover o enoturismo, frutos da colaboração entre o município flaviense e a cidade de Verín, na Galiza. Em Coimbra, a Comissão de Coordenação e de Desenvolvimento da Região do Centro organizará, em 15 de novembro, uma série de apresentações e seminários sobre ecossistemas de inovação e empreendedorismo de base territorial. Mais a sul, realiza-se em Évora, a 9 de outubro, uma conferência sobre a cidade e a cooperação empresarial na Europa, por iniciativa da câmara de comércio do distrito, do município e do centro de documentação eborense.

As Jornadas Abertas de 2012 são organizadas pela Comissão e pelo Comité das Regiões DeutschελληνικάEnglishespañolfrançaisitalianoNederlandspolskiRomânasvenska , o organismo da UE que dá às autoridades regionais e locais a oportunidade de se exprimirem sobre as políticas europeias.

Acompanhe em direto a Semana das Regiões e Cidades English

Mais sobre política regional

Programas financiados pela UE na sua região

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis