Percurso de navegação

As regiões em foco - 15/06/2012

Prémios RegioStar 2012: UE reconhece os projetos regionais mais originais e inovadores.

Entre os cinco vencedores da edição deste ano dos Prémios RegioStars Englishfrançais , encontram-se, por exemplo, um projeto para promover o emprego no setor das tecnologias ecológicas e um projeto para prestar apoio a idosos que vivem em zonas rurais e que conta com a colaboração de entidades de vários países.

Trata-se apenas de alguns exemplos das centenas de projetos que beneficiaram dos fundos de desenvolvimento regional europeus. Os vencedores nas várias categorias são:

Categoria crescimento inteligente: Eco World Styria DeutschEnglish – Rede que contribuiu para o aumento do número das empresas do setor das tecnologias limpas na região austríaca de Styria e que pretende que este cluster, constituído por cerca de 180 empresas, se torne um centro mundial da ecoinovação. Desde o seu início, o projeto gerou 5000 novos postos de trabalho.

Categoria crescimento sustentável: GRaBS English – 14 parceiros de oito países da UE ajudam as autoridades regionais a adaptar os atuais e futuros planos urbanísticos para resistir aos fenómenos meteorológicos resultantes das alterações climáticas.

Categoria crescimento inclusivo: Older people for Older people English – As autoridades regionais da Finlândia, Gronelândia, Irlanda do Norte, Escócia e Suécia colaboraram com idosos para encontrarem modos alternativos de prestar os serviços de apoio de que os mesmos necessitam nas comunidades rurais.

Categoria Citystar: Sudeste de Malmö svenska – Este projeto sueco criou parcerias entre residentes, proprietários e empresas em quatro distritos do Sudeste de Malmö, caracterizados por uma elevada taxa de desemprego.

Categoria informação e comunicação: Podlaskie Voivodeship Englishpolski – Esta região polaca criou um sítio Web em polaco e inglês com informações pormenorizadas sobre os financiamentos da UE e os beneficiários dos programas.

Os vencedores receberam os prémios ontem, na véspera da conferência anual English da UE que reúne representantes das autoridades locais e regionais.

As regiões apresentaram 107 projetos para esta edição dos prémios. Todos os projetos em causa beneficiaram de apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) ou do fundo de coesão. Portugal contou com dois projetos finalistas entre os 24 selecionados na edição deste ano: «Séniores em Movimento», no âmbito da categoria crescimento inclusivo, e «Redescobrindo Vila do Conde», no âmbito da categoria CityStar.

Mais sobre a política regional da UE

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis