Percurso de navegação

Cidades e regiões: ideias para crescer - 04/10/2010

Representantes dos governos locais e regionais reúnem-se em Bruxelas esta semana a fim de debater formas de colaborar para fomentar a competitividade europeia, em conformidade com a estratégia Europa 2020.

O evento reunirá 6000 representantes eleitos de cerca de 240 regiões e cidades. Este ano, os participantes centrar-se-ão na contribuição das regiões e cidades para o plano Europa 2020 DeutschEnglishfrançais que visa fomentar o crescimento económico e a criação de emprego ao longo dos próximos dez anos.

Outro dos temas quentes para os autarcas e dirigentes regionais serão as regiões europeias menos favorecidas e a forma como estas poderão recuperar o atraso através dos programas de financiamento da UE especificamente criados para as ajudar. Os programas prevêem apoio a projectos de infra-estruturas, por exemplo, em matéria de transportes públicos ou de formação profissional, em particular nos mais recentes membros da UE.

Durante a semana será também lançada a RegioNetwork 2020, um sítio Internet destinado a facilitar a cooperação e a troca de informações entre cidades e regiões.

As reuniões em Bruxelas são o ponto alto dos Open Days 2010, assinalados em toda a Europa de Setembro a Novembro com cerca de 260 conferências, sessões culturais, feiras e exposições English .

Por exemplo, em Grenoble (França), no dia 6 de Novembro, terá lugar um seminário para avaliar os comentários do público sobre o futuro plano de transportes urbanos. Para suscitar o debate, no seminário serão apresentados alguns dos melhores exemplos de transportes urbanos de toda a Europa.

Também no dia 6 de Novembro, na Curia (Portugal), terá lugar o workshop «O cluster do habitat sustentável no contexto das políticas públicas de apoio à competitividade regional e à economia verde», organizado no contexto do CINCOS'10 - Congresso de Inovação na Construção Sustentável.

Os Open Days em Bruxelas são organizados pela Comissão e pelo Comité das Regiões, o órgão da UE que dá voz aos governos regionais e locais sobre as políticas europeias.

Acompanhe os Open Days 2010 em directo English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis