Percurso de navegação

As regiões em destaque - 21/05/2010

Troféu de cristal Regiostars © UE

Prémios RegioStars: a UE recompensa os projectos regionais mais originais e inovadores

Um organismo de microcrédito sueco que ajuda as mulheres imigradas a criarem a sua própria empresa e um projecto de telemedicina alemão são dois dos seis vencedores da edição 2010 do concurso RegioStars. Os troféus de cristal foram entregues aos laureados pelo Comissário responsável pela política regional, Johannes Hahn (lista completa dos laureados DeutschEnglishfrançaislietuvių kalbaNederlandsslovenščinasuomisvenska ).

Criados em 2008, os prémios RegioStars recompensam todos os anos os melhores projectos financiados no âmbito da política regional da União Europeia, que visa reduzir as disparidades de desenvolvimento entre as regiões. Todas as regiões da UE são convidadas a apresentar projectos co-financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, pelo Fundo Social Europeu ou pelo Fundo de Coesão. Este ano, estiveram em competição 87 projectos.

Entre 2007 e 2013, a UE afectou 308 mil milhões de euros à política regional, que representa assim a rubrica de despesas mais importante a seguir à política agrícola comum. Embora mais de 80% desta verba se destine às regiões em maiores dificuldades, todas podem beneficiar de uma ajuda europeia para reforçarem a sua competitividade e se tornarem mais atractivas.

Esta ajuda é paga por meio de três instrumentos específicos. O Fundo de Coesão ajuda os Estados-Membros cujo PIB por habitante é inferior a 90 % da média europeia (sobretudo os últimos países a aderir à UE) e financia projectos na área dos transportes e do ambiente. O Fundo Social Europeu financia acções de formação profissional e de apoio ao emprego e à inserção profissional. Foi graças a este fundo que surgiu, na Lituânia, uma iniciativa de formação informática de adultos, igualmente vencedora dos prémios RegioStars. Por último, o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) intervém a favor das infra-estruturas de transportes, das PME, da investigação, da educação e da cultura. Foi igualmente premiado um projecto belga de reconversão de um sítio mineiro, que recebeu 3,2 milhões de euros do FEDER.

Ao recompensar os melhores projectos regionais, este concurso procura incitar outras regiões a tomarem iniciativas inovadoras com o apoio dos fundos europeus. Os candidatos aos prémios RegioStars 2011 podem desde já apresentar as suas candidaturas (data-limite: 16 de Julho).

 

Mais sobre os prémios RegioStars Englishfrançais

A política regional da UE DeutschEnglishespañolfrançaisitalianopolski

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis