Percurso de navegação

E o vencedor é... - 17/02/2009

Prémio RegioStars: o troféu de cristal © CE

Projectos europeus de energia sustentável e investigação recebem prémios de inovação regional

Uma central de energia solar na ilha francesa da Reunião e um centro de investigação aeronáutica na região belga da Valónia foram dois dos projectos galardoados com os prémios anuais da UE para os melhores projectos regionais Englishfrançais. O País de Gales, a Grécia e o estado da Renânia do Norte-Vestefália foram os restantes contemplados na cerimónia de entrega dos prémios RegioStars, que teve lugar a 16 de Fevereiro.

Os prémios, troféus em cristal com uma estrela gravada a laser, foram entregues pela Comissária da Política Regional, Danuta Hübner, e pelo Presidente da Câmara de Amesterdão, Job Cohen, igualmente presidente do júri. "Estimular a competitividade e o emprego na Europa, especialmente neste clima económico difícil, exige ideias novas e progressistas", declarou Danuta Hübner nessa ocasião.

Foram atribuídas menções especiais a dois outros projectos. O primeiro, resultado de um esforço conjunto entre a Escócia, a Gronelândia, a Suécia, a Finlândia, a Noruega e a Islândia, procura desenvolver novos instrumentos e métodos para melhorar a rede rodoviária nas regiões do norte. O outro consiste numa iniciativa de institutos de investigação do Sarre (Alemanha) destinada a colocar as suas competências ao serviço da indústria espacial.

Mais de 50 projectos de 18 países concorreram este ano aos prémios RegioStars. O concurso está aberto não só a projectos financiados por um dos instrumentos financeiros da UE, como também a outros projectos de carácter regional.

As regiões europeias têm muitos problemas em comum, nomeadamente o envelhecimento da população e a necessidade de fontes de energia sustentáveis. Os prémios RegioStars proporcionam um verdadeiro mostruário de projectos inovadores que poderiam ser uma inspiração para outras regiões.

Este ano foram pré-seleccionados 25 projectos. Embora nenhum projecto de iniciativa portuguesa tenha feito parte dessa lista, a Península Ibérica esteve bem representada com dois projectos pré-seleccionados: um da região de Castela-La Mancha, destinado a ajudar as empresas e as universidades a adaptarem a sua oferta à procura tecnológica no domínio dos sistemas fotovoltaicos de concentração, e o outro, um projecto interregional associando o programa Interreg e as Astúrias, destinado a melhorar a competitividade através do apoio à inovação e à sociedade da informação.

Mais sobre os prémios RegioStars - Prémios para projectos de inovação regional Englishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis