Percurso de navegação

As regiões europeias, protagonistas do desenvolvimento - 25/02/2008

Ponte suspensa

Regiões europeias trocam entre si boas práticas tendo em vista promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade graças ao apoio dos instrumentos da política regional europeia.

Mais de 600 representantes das regiões participam na conferência intitulada «As regiões e a mudança económica» DeutschEnglishfrançais, que se realiza em Bruxelas a 25 e 26 de Fevereiro. Esta conferência, que é organizada pela Comissão Europeia e pelo Comité das Regiões danskDeutschελληνικάEnglishespañolfrançaisitalianoNederlandsportuguêssuomisvenska, proporciona às regiões a ocasião de trocar entre si boas práticas. Consagrada este ano à competitividade e ao desenvolvimento sustentável, a conferência permitirá aos representantes das regiões presentes participar em numerosos seminários sobre temas como, por exemplo, os agrupamentos de empresas ou a iniciativa CIVITAS DeutschEnglishespañolfrançaisitalianopolskiRomâna, destinada a fomentar os meios de transporte sustentáveis.

As regiões da União Europeia fazem face a desafios comuns, como o envelhecimento da população, a adaptação ao processo de globalização ou o abastecimento em energias sustentáveis. Uma simples troca de ideias pode permitir realizar sinergias e melhorar as políticas regionais.

Durante o período de 2007-2013, serão atribuídos 375 milhões de euros a actividades de aprendizagem e de ligação em rede. A conferência desta semana permitirá às autoridades responsáveis pela gestão dos fundos estruturais expor as suas estratégias, experiências e projectos. Um dos seminários incidirá sobre as formas de adaptar as indústrias tradicionais e os respectivos trabalhadores à globalização da economia.

A entrega dos prémios RegioStars Englishfrançais e a apresentação do prémio RegioStars de 2009 pela Comissária responsável pela política regional, Danuta Hübner, serão um dos momentos fortes da conferência. O prémio recompensa os projectos mais inovadores no domínio do desenvolvimento regional.

Clique aqui para mais informações sobre a política regional DeutschEnglishespañolfrançaisitalianopolski da UE.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis