Percurso de navegação

Participe no debate europeu - 21/09/2012

Criança com bandeira da UE no meio da floresta © UE

Brevemente, poderá dizer aos responsáveis políticos da Comissão Europeia, que se deslocarão até uma localidade perto de si, o que pensa sobre os seus direitos e o futuro da União Europeia.

Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, apelou à realização de um amplo debate sobre as propostas que apresentou sobre o aprofundamento da União Económica e Monetária e a criação de uma verdadeira união política.

A esse respeito, salientou a necessidade de essas questões serem debatidas pelos próprios europeus. A Comissão decidiu, pois, organizar uma série de diálogos com os cidadãos de cada país da UE ao longo dos próximos quinze meses, o primeiro dos quais teve lugar em 27 de setembro, em Cádis, em Espanha English .

Tem agora, se quiser, a oportunidade de falar diretamente com os responsáveis políticos europeus sobre os seus direitos, o tipo de Europa onde gostaria de viver e as suas expectativas para a União Europeia.

Qualquer pessoa pode participar nos «diálogos com os cidadãos», que serão transmitidos em direto pela Internet. Nesses debates, participarão também políticos eleitos a nível local, regional e nacional.

Os diálogos com os cidadãos enquadram-se também no Ano Europeu dos Cidadãos (2013), inteiramente consagrado aos direitos que lhes assistem enquanto cidadão europeu.

As suas opiniões serão tomadas em conta nas futuras propostas da Comissão sobre o reforço dos direitos dos cidadãos e de uma União em que esses direitos sejam plenamente respeitados.

A Comissão quer falar consigo: assegure-se de que é ouvido.

O que é a cidadania europeia?

Somos todos cidadãos não só do nosso próprio país, mas também da União Europeia. Além dos direitos que nos assistem no nosso país de origem, temos ainda outros direitos, garantidos pelos tratados da UE e pela Carta dos Direitos Fundamentais da UE.

Um exemplo elucidativo: a cidadania europeia confere-lhe o direito de residir, trabalhar, viajar e fazer compras em qualquer um dos 27 países da UE.

Mais informações sobre os direitos dos cidadãos europeus

2013 – Ano Europeu dos Cidadãos Englishfrançais

Facilitar a vida aos cidadãos DeutschEnglishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis