Percurso de navegação

112 - número europeu de emergência - 10/02/2010

A maioria dos europeus ainda não sabe que pode telefonar para o 112 em toda a União Europeia para chamar a polícia, os bombeiros ou uma ambulância.

Qual o número de telefone que pode utilizar em toda a União Europeia para chamar os serviços de emergência? Uma sondagem recente revela que, 20 anos após a introdução do número de emergência único, só 25% dos europeus conhecem a resposta certa: 112 DeutschEnglishespañolfrançaisitalianopolski .

Segundo o Eurobarómetro, na República Checa, Luxemburgo, Polónia, Eslováquia e Finlândia, mais de 50% dos inquiridos conheciam o 112. Em contrapartida, em Portugal, só 22 % dos portugueses o identificam espontaneamente e na Itália, na Grécia e no Reino Unido só 10% conseguiram responder à pergunta.

A sondagem encomendada pela UE revela também que a maioria dos europeus considera útil existir um número de emergência único utilizável em toda a UE mas que não tem sido feito o suficiente para o dar a conhecer.

Em resposta a estes resultados, a Comissão Europeia apelou aos países da UE para que promovam melhor o 112, um número que pode salvar vidas. O 112 já foi incluído nas listas telefónicas e está visível nos veículos de emergência na maioria dos países.

A sondagem foi publicada a 11 de Fevereiro, o dia do 112, assinalado com acções de sensibilização nalguns países. A Roménia, por exemplo, nomeou a actriz e cantora Monica Anghel Schulen embaixadora do 112, que entre outros, irá visitar escolas em todo o país.

Um em cada quatro europeus ligou para um número de emergência nos últimos cinco anos. Cerca de metade dos europeus utilizaram números nacionais de emergência que existem a par do 112. Contudo, a percentagem daqueles que utilizam o 112 aumentou.

As barreiras linguísticas continuam a ser um problema. Um em cada dez inquiridos que utilizou o 112 noutro país queixou-se de problemas de comunicação com os operadores dos centros de emergências. Na maioria dos casos, as chamadas foram atendidas na língua do país em que se encontravam. Os operadores que atendem as chamadas do 112 são obrigados a saber falar inglês.

O 112 é gratuito e pode ser utilizado a partir de qualquer telefone (fixo ou móvel). As pessoas entram em contacto com um operador que alertará os serviços competentes (a polícia, os bombeiros ou o INEM).

Saiba mais sobre o 112 no seu país DeutschEnglishespañolfrançaisitalianopolski

Kids Corner - 112

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis