Percurso de navegação

Precisa de ajuda? Ligue o 112! - 11/02/2009

Um número de telefone único para ligar para os serviços de emergência em toda a Europa.

Se tiver um acidente quando estiver na escola ou a trabalhar, sabe que número deve marcar? E se estiver a passar férias no estrangeiro? Para chamar os serviços de emergência em qualquer parte da Europa basta saber um número: 112 .

Agora que a Bulgária já introduziu a linha directa 112, o número de emergência único europeu English funciona em todos os países membros sem excepção.

Numa situação de emergência, cada segundo conta. A última coisa que se deseja é ter de procurar um número de telefone quando está em jogo a vida de uma pessoa. Foi por isso mesmo que a UE introduziu um número único válido em todos os EStados-Membros. Assim, se a sua casa estiver a arder em Portugal ou se tiver um acidente de automóvel na Suécia, o número a marcar é sempre o mesmo.

Quando se liga para o 112, a chamada é atendida por um operador local que a trata directamente ou a reencaminha para o serviço de emergência competente (ambulância, polícia ou bombeiros).

O número de emergência único europeu English é uma forma simples de assegurar a livre circulação em segurança dos europeus. O 112 não substitui os números nacionais de emergência, com os quais funciona em paralelo.

Apesar de existir há quase vinte anos, apenas 22% dos europeus conhecem o 112. Para corrigir esta situação, a UE resolveu instar os Estados-Membros a divulgar este número e a explicar como funciona . No sítio Web da UE, estão também disponíveis instruções para as crianças.

Os países devem também assegurar a possibilidade de identificar a pessoa que faz chamada. Trata-se de um requisito jurídico que é também muito útil, uma vez que a pessoa que liga para o 112 pode não saber indicar a sua localização exacta.

Pode marcar o 112 gratuitamente a partir de uma linha fixa, de um telemóvel ou de uma cabine telefónica. Em princípio, é sempre possível ligar para o 112, mesmo se não tiver crédito nem rede no telemóvel.

Mais informações sobre o 112 no seu país English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis