Percurso de navegação

Precisa de ajuda? Ligue o 112! - 09/06/2008

Um número de telefone único para ligar para os serviços de urgência em toda a Europa

Se tiver um acidente quando estiver na escola ou a trabalhar, sabe que número deve marcar? E se estiver a passar férias no estrangeiro? Para chamar os serviços de urgência em qualquer parte da Europa ligue para o 112 .

Numa situação de emergência todos os segundos são poucos. A última coisa que se quer é ter de procurar um número de telefone quando está em jogo a vida de uma pessoa. E foi por isso mesmo que a UE introduziu um número único válido em todos os países membros. Assim, se se tiver um acidente de automóvel em Portugal ou em caso de incêndio na Suécia o número a marcar é sempre o mesmo.

Quando se liga para o 112, um operador local trata da chamada directamente ou reencaminha-a para os serviços de urgência mais adequados, isto é, ambulância, polícia ou bombeiros.

O número de emergência único europeu English é uma forma prática de assegurar que os europeus podem circular livremente e em segurança. O 112 é actualmente válido em todos os países da UE, com excepção da Bulgária. Não substitui os números nacionais de socorro, existindo paralelamente a estes.

Apesar de já existir há quase vinte anos, apenas 22% dos europeus conhecem o 112. Para tentar corrigir esta situação, a UE resolveu pressionar os países para divulgarem adequadamente este número e para explicar como funciona English. É preciso saber que não deve ligar o 112 se o seu automóvel parar de repente no meio da estrada! Os países deverão também assegurar que as chamadas podem ser identificadas. Não se trata de um requisito jurídico, mas de um aspecto prático, porque a pessoa que faz a chamada pode não saber indicar a sua localização exacta.

Pode marcar o 112 gratuitamente de uma linha fixa, de um telemóvel ou de uma cabine telefónica. Em princípio, pode sempre fazer a chamada mesmo se já não tiver crédito ou estiver fora do alcance da rede do telemóvel.

Informações sobre o 112 nos vários países English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis