Percurso de navegação

Gerir as fronteiras num mundo globalizado - 13/02/2008

Barcaça com imigrantes clandestinos é escoltada até ao porto.

Na mira do novo pacote está a  redução da imigração ilegal e do tráfico de seres humanos – sem complicar a vida aos viajantes que se deslocam legalmente.

Com o recente alargamento do Espaço Schengen DeutschEnglishfrançais e a progressiva supressão dos controlos nas fronteiras internas é mais do que nunca importante gerir as fronteiras externas da UE de modo coerente. A Comissão apresentou esta semana um novo pacote de medidas com o objectivo de cumprir este objectivo sem contudo complicar a vida aos viajantes que se deslocam legalmente.

Em primeiro lugar, um novo  sistema de vigilância das fronteiras europeias deverá reduzir o número de imigrantes que atravessam furtivamente as fronteiras externas da UE. O sistema também pretende melhorar a segurança interna da UE, combatendo a criminalidade transfronteiras como o terrorismo, o tráfico de seres humanos DeutschEnglishfrançais, o tráfico de droga e o comércio ilícito de armas.

As outras medidas reflectem a determinação da UE em reduzir o trágico número de mortes entre os imigrantes clandestinos, utilizando melhores meios resgate no mar. Está prevista uma maior cooperação entre os Estados‑Membros graças ao reforço das actividades da Agência Europeia de Gestão das Fronteiras Externas, Frontex English, nomeadamente a nível do patrulhamento marítimo e da formação de guardas de fronteira. Está também em discussão a criação de um sistema europeu de guardas de fronteira.

As novas tecnologias assumirão um papel importante, nomeadamente com a criação de um sistema para registar a entrada e a saída de cidadãos de países terceiros, um sistema electrónico de autorização de viagem e outras ferramentas de gestão de fronteiras. «Utilizar‑se‑ão tecnologias de ponta para obter o mais alto nível de segurança», declarou Franco Frattini, Comissário europeu responsável pela justiça e pela segurança. »

Saiba mais sobre as medidas da UE contra a imigração clandestina DeutschEnglishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis