Percurso de navegação

Programas de vacinação a nível mundial: UE irá disponibilizar 25 milhões de euros por ano - 21/05/2014

Enfermeira a dar uma injeção a uma rapariga © iStockphoto.com

Com o objetivo de melhorar a saúde de milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, a UE vai aumentar para mais do dobro o financiamento de vacinas e de programas de vacinação em todo o mundo.

Todos os anos, um milhão e meio de crianças morrem por doenças que poderiam ser prevenidas através de uma simples vacina. Por esta razão, a UE decidiu aumentar a ajuda disponibilizada neste domínio, que passa assim de cerca de dez milhões para 25 milhões de euros por ano (período de 2014 a 2020).  

Os fundos reverterão a favor da Aliança GAVI English, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é alargar o acesso à vacinação e proteger mais crianças contra doenças mortais nos países mais pobres do mundo. 

A organização representa todos os principais intervenientes no setor da vacinação a nível mundial: governos doadores, autoridades de saúde, sociedade civil, indústria farmacêutica e empresas privadas. 

Uma ajuda específica 

A ajuda deve ser adequada às necessidades de cada país. Graças aos seus membros, a Aliança GAVI pode centralizar os pedidos de cada país e garantir a previsibilidade e o financiamento a longo prazo. Isto permitirá baixar os preços para fazer chegar as vacinas a mais crianças e salvar o maior número possível de vidas. 

Os países de África, Caraíbas e Pacífico English (en) français (fr) recebem cerca de dois terços das verbas disponíveis. Graças a doadores como a UE, foram vacinadas perto de quinhentos milhões de crianças desde 2000, o que permitiu salvar seis milhões de vidas.  

O apoio financeiro da Aliança GAVI abrange 11 vacinas, nomeadamente contra as infeções pneumocócicas English e o rotavírus English (as mais importantes causas de pneumonia e diarreia que podem ser evitadas através de vacinação), bem como contra o papilomavírus humano English, na origem do cancro do colo do útero. 

Ajudas da UE para a prestação de cuidados de saúde 

A missão da GAVI está em consonância com a política de desenvolvimento da UE, que visa reduzir a pobreza e contribuir para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas English para 2015. 

Para melhorar as condições gerais e reforçar a eficácia e a viabilidade dos sistemas de saúde nos países em desenvolvimento, a UE também intervém noutros domínios relacionados com a saúde, como a nutrição, o abastecimento de água, o saneamento e a segurança rodoviária. 

A par da disponibilização de fundos para os cuidados de saúde no quadro do Fundo Europeu de Desenvolvimento English (en) français (fr) e do Instrumento de cooperação para o desenvolvimento English (en) français (fr) , a UE criou o programa «Bens públicos e desafios globais» PDFEnglish, centrado em aspetos relacionados com questões de saúde transfronteiriças como o controlo das doenças contagiosas. 

Desde 2004, o apoio da UE no domínio da saúde contribuiu para vacinar contra o sarampo 18,3 milhões de crianças com menos de um ano, construir, renovar ou equipar mais de 8500 centros de saúde e realizar 17 milhões de consultas de saúde reprodutiva Englishespañolfrançais.

Comunicado de imprensa: UE intensifica esforços para melhorar a saúde de milhões de pessoas nos países em desenvolvimento

Comunicado de imprensa: parceria da UE com a Aliança GAVI English

Comissão Europeia — Desenvolvimento e cooperação

Aliança GAVI English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis