Percurso de navegação

Comemorar o décimo aniversário da reunificação da Europa - 30/04/2014

Bandeiras dos 28 Estados-Membros da União Europeia

Em 1 de maio de 2014, comemoram-se os 10 anos do mais importante alargamento da história da UE, com a adesão de dez novos Estados-Membros, na sua maioria da Europa Central e Oriental.

«Unidos, temos um peso muito maior no mundo. Unidos, estamos em melhor posição para defender os nossos interesses e promover os nossos valores», afirmou o Presidente da Comissão, Durão Barroso, por ocasião deste aniversário histórico.

O Comissário Europeu do Alargamento, Štefan Füle, declarou: «A adesão de dez Estados-Membros em 1 de maio de 2004 trouxe-nos estabilidade, segurança e prosperidade. Este alargamento reunificou a Europa após anos de divisão artificial durante a guerra fria.»

O alargamento da UE a leste contribuiu para consolidar a democracia, a liberdade e o Estado de direito para milhões de pessoas que viviam para lá da cortina de ferro, para as quais a adesão à União Europeia constituía um símbolo de esperança e de um futuro melhor.

Dez anos volvidos, a Europa é mais forte, rica e segura do ponto de vista político, económico e cultural. Depois do alargamento, a UE tornou-se o maior mercado do mundo. O aumento do comércio entre os Estados-Membros cria mais emprego, investimento e crescimento. O alargamento reforçou o peso da Europa a nível internacional. Enquanto União de 500 milhões de cidadãos, fazemos ouvir a nossa voz em todo o mundo.

Declaração do Presidente Durão Barroso por ocasião dos 10 anos do alargamento Englishfrançais (vídeo)

Leia a transcrição da declaração do Presidente Durão Barroso English

Declaração do Comissário Štefan Füle por ocasião dos 10 anos do alargamento English

10 anos do alargamento de 2004: benefícios estratégicos, impacto e atual plano de alargamento English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis