Percurso de navegação

UE-Rússia: estabelecer relações mais estreitas - 25/02/2011

Aperto de mão entre Vladimir Putin, Primeiro-Ministro russo, e Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia © EU

Energia, comércio e um novo quadro de cooperação futura foram os temas dominantes do encontro entre a Comissão Europeia e o Governo russo.

Garantir a estabilidade das relações políticas e económicas com a Rússia é um aspecto fundamental da política externa da UE e uma condição essencial para assegurar a estabilidade na região.

O encontro que teve lugar em Bruxelas, em 24 de Fevereiro de 2011, foi o primeiro com esta dimensão realizado entre a Comissão e o Governo russo.

Petróleo e gás

A Rússia é o terceiro maior parceiro comercial da UE, que constitui o maior mercado de exportação da Rússia. Um terço das importações de petróleo bruto e cerca de um quarto das importações de gás da UE provêm da Rússia.

Essas importações são cruciais para satisfazer as necessidades da UE, mas o abastecimento de petróleo e de gás nem sempre tem sido fiável. A estratégia energética English da UE tem por objectivo, por conseguinte, assegurar o abastecimento da Europa em energia, procurando simultaneamente evitar que eventuais interrupções afectem os consumidores, como foi o caso em 2009.

O encontro resultou na assinatura de quatro acordos em matéria de energia, incluindo a actualização de um acordo anterior que obriga a Rússia a prevenir a UE sempre que o abastecimento estiver em risco de sofrer perturbações.

Para além do comércio

As relações entre a UE e a Rússia não se limitam ao comércio e à energia. A assistência financeira concedida pela UE à Rússia desde 1991 eleva-se a cerca de 2,8 mil milhões de euros. À medida que a economia russa se tem desenvolvido, a assistência da UE foi dando lugar a projectos co-financiados orientados para quatro áreas de cooperação:

  • economia e comércio, que visa fomentar o comércio e o investimento melhorando a compatibilidade entre os sistemas económicos e regulamentares;
  • liberdade, segurança e justiça, que abrange questões relacionadas com a justiça e os assuntos internos, o Estado de direito e os direitos humanos na Rússia;
  • segurança externa, que abrange domínios como a gestão de crises e a não proliferação das armas nucleares e de outras armas, bem como a cooperação bilateral e internacional;
  • investigação e educação, que abrange a inovação e a cooperação cultural.

O actual quadro de cooperação entre a UE e a Rússia baseia-se num acordo celebrado em 1997. Estão actualmente em curso negociações para um novo tratado com vista a estender a cooperação aos sectores do comércio, do investimento e da energia.

A isenção de visto para as deslocações entre a UE e a Rússia e o apoio da UE à adesão da Rússia à OMC foram também objecto de negociação.

Mais informações sobre as relações entre a UE e a Rússia English
As relações UE-Rússia no domínio da energia English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis