Percurso de navegação

Por uma ajuda ao desenvolvimento mais eficaz - 07/12/2010

Logotipo das Jornadas Europeias do Desenvolvimento com a ligação URL para eudevdays.eu © UE

As Jornadas Europeias do Desenvolvimento constituem um fórum anual para decidir qual a abordagem europeia na resolução da pobreza a nível mundial.

Cerca de 7 000 pessoas participaram nas Jornadas Europeias do Desenvolvimento Englishfrançais , que tiveram lugar nos dias 6 e 7 de Dezembro em Bruxelas. Debateram-se formas mais eficazes de canalizar a ajuda e de abordar questões como a segurança alimentar, a água, a saúde, a educação, os direitos humanos, a igualdade de género, a democracia, a boa governação e o crescimento económico e social.

A UE, em conjunto com os países membros, é o maior doador mundial de ajuda, contribuindo com mais de metade dos fundos utilizados para ajudar os países em desenvolvimento. Favorece também o desenvolvimento com a abertura dos seus mercados às exportações e o incentivo à integração económica regional.

Apesar da crise económica actual, 89% dos europeus consideram que a ajuda ao desenvolvimento é muito ou relativamente importante, segundo um inquérito de 2010 English . Cerca de 50% consideram que a UE deveria honrar o seu compromisso de aumentar a ajuda para 0,7% do rendimento nacional bruto até 2015 e 14% querem inclusivamente que essa percentagem seja superior.

Este ano, o fórum centrou-se nas necessidades especiais dos países menos avançados, na igualdade de género e no problema dos medicamentos falsificados.

Um dos painéis das jornadas analisou a possibilidade de incluir os direitos da criança na política de desenvolvimento. Relacionado com o painel, um grupo de trabalho sobre o intercâmbio de boas práticas estudou a situação das crianças que trabalham na indústria do cacau.

Outro painel sublinhou a evolução da política de desenvolvimento da UE e o seu papel no apoio à democracia nos países em desenvolvimento. Foram também debatidas formas de lutar contra a pobreza através da promoção da igualdade de género, bem como o papel das autoridades locais.

Muito em particular, a Comissão discutiu uma próxima iniciativa da UE para melhorar o acesso à energia em países em desenvolvimento e os esforços europeus para se atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, que estabeleceram metas a nível mundial para reduzir a pobreza até 2015.

Durante o fórum, foram publicados vários relatórios e estudos, nomeadamente o Relatório Europeu sobre o Desenvolvimento 2010 English .

Mais sobre a ajuda da UE ao desenvolvimento Englishfrançais
EuropeAid

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis