Percurso de navegação

Islândia passa na primeira etapa - 24/02/2010

Bandeira da Islândia © EU

UE considera Islândia pronta para negociações de adesão

Segundo um relatório da Comissão Europeia que avalia as possibilidade de adesão da Islândia, a UE pode dar início às negociações oficiais com este pequeno país de 320 000 habitantes, situado no Atlântico Norte.

O relatório refere que a Islândia terá contudo de se empenhar seriamente em adaptar a sua legislação nacional às normas europeias em áreas como as pescas, a agricultura e os serviços financeiros.

Este documento resume as conclusões do estudo realizado pela Comissão Europeia com vista à eventual aprovação do pedido de adesão da Islândia à UE, a primeira etapa neste processo. Habitualmente, este tipo de estudo pode levar mais de um ano a ser concluído mas, desta vez, apenas foram precisos sete meses após a apresentação do pedido pela Islândia.

O relatório reconhece também que a Islândia é uma democracia sólida e partilha muitos dos valores europeus, nomeadamente o respeito pelos direitos humanos. Enquanto membro do Espaço Económico Europeu English, a Islândia já está integrada no mercado da UE e aplica grande parte da legislação europeia.

Se os países da UE decidirem aceitar a Islândia enquanto candidata oficial, as negociações durarão provavelmente um ano. Caso conduzam a um convite à adesão, as autoridades islandesas prevêem a realização de um referendo sobre a questão.

Confrontada com uma crise económica sem precedentes, a Islândia voltou-se para a UE. O seu pedido de adesão põe em destaque o papel da UE enquanto motor de estabilidade económica e política.

Mais informações sobre o alargamento da UE

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis