Percurso de navegação

Terramoto no Haiti - UE coordena ajuda - 15/01/2010

A catedral de Port-au-Prince depois do terramoto © EU

Foi imediatamente disponibilizada uma ajuda inicial de 3 milhões de euros a que poderão seguir-se mais fundos

Um sismo de magnitude 7 na escala de Richter abalou o Haiti em 12 de Janeiro. Poucas horas depois da catástrofe, a UE disponibilizou 3 milhões de euros de ajuda para as primeiras operações de socorro.

Os países da UE accionaram de imediato o mecanismo de protecção civil, que permite à UE coordenar a assistência concedida por cada país. As equipas de busca e salvamento da UE iniciaram já as operações no terreno. Também já chegaram ao país materiais essenciais como equipamentos para a depuração de água, tendas e hospitais de campanha.

"Devemos mostrar uma vez mais que somos de facto uma "comunidade global", capaz de mobilizar os recursos necessários para salvar e reconstruir vidas", declarou a Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros, Catherine Ashton.

Os peritos da Comissão, que trabalham com os seus homólogos de outros países presentes no Haiti, estão actualmente a avaliar as necessidades mais prementes para que possam ser disponibilizados mais fundos.

Saiba mais sobre a ajuda humanitária da UE ao Haiti Englishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis