Percurso de navegação

Ajuda ao desenvolvimento: enfrentar as alterações climáticas e a recessão - 19/10/2009

Cerca de 4000 representantes de 1500 organizações são esperados em Estocolmo para participar nas Jornadas Europeias do Desenvolvimento, onde estarão em foco os esforços da UE para promover o desenvolvimento.

"Cidadãos e desenvolvimento" é o lema das jornadas deste ano, que se centrararão nos efeitos do aquecimento do planeta e da recessão nos países mais pobres.

Embora sejam os que em princípio menos contribuem para isso, estes países são especialmente afectados tanto pela recessão económica como pelas alterações climáticas.

A subida do nível das águas do mar, a desertificação e o aumento da frequência e da gravidade das catástrofes naturais poderiam empurrar milhões de pessoas para situações de pobreza e anular os progressos já realizados em matéria de objectivos de desenvolvimento do Milénio Englishfrançais . Além disso, a actual situação económica levou a uma redução das ajudas aos países em desenvolvimento, reduzindo a segurança alimentar em regiões já de si vulneráveis.

Ao reunir políticos, funcionários públicos, ONG, empresários, representantes dos meios académicos, investigadores e os meios de comunicação social, as Jornadas Europeias do Desenvolvimento constituem uma oportunidade para se estabelecer contactos, partilhar experiências e encontrar novos parceiros para projectos de desenvolvimento.

O evento, com uma duração de três dias (a partir de 22 de Outubro), inclui seminários, fóruns de discussão e workshops. No âmbito da "Aldeia do Desenvolvimento", as organizações têm a oportunidade de se dar a conhecer aos delegados e ao público em geral, e de os sensibilizar para os seus objectivos.

Serão também atribuídos vários prémios relacionados com o desenvolvimento, nomeadamente o prémio de jornalismo Lorenzo Natali Englishespañolfrançais destinado a contemplar reportagens sobre questões de direitos humanos, democracia e desenvolvimento. O prémio "Desenvolvimento" para jovens destina-se a galardoar cartazes ou vídeos concebidos por jovens sobre a temática do desenvolvimento humano em África.

A 22 de Outubro, a UE publicará também o primeiro Relatório Europeu sobre o Desenvolvimento Englishfrançais, que servirá de base para a discussão sobre a abordagem europeia aos países "frágeis" na África subsariana.

A UE é responsável por mais de metade da ajuda ao desenvolvimento a nível mundial.

Mais sobre as Jornadas Europeias do Desenvolvimento Englishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis