Percurso de navegação

Denunciar o presente por um mundo melhor - 16/05/2008

Prémio europeu recompensa jornalistas que defendem os direitos humanos, a democracia e o desenvolvimento.

A UE convida jornalistas de todo o mundo a participar no concurso Lorenzo Natali Englishespañolfrançais em prol da liberdade de expressão. O prazo para apresentação das candidaturas termina em 30 de Junho de 2008.

Referindo-se à importância do prémio, o Comissário europeu da ajuda humanitária, Louis Michel, declarou: “Sem informação, sem meios de comunicação social, o mundo fica sem a memória do passado, a consciência do presente e o debate sobre o futuro.”

O prémio Lorenzo Natali é concedido no âmbito da política de desenvolvimento da UE Englishfrançais, que considera as acções de defesa da democracia e dos direitos humanos como etapas na direcção da boa governação, da paz e do progresso do mundo em desenvolvimento.

Este ano, o prémio está aberto a todos os meios de comunicação jornalística (rádio, televisão, imprensa e Internet) de todo o mundo. Os vencedores dividirão entre si o montante do prémio, que se eleva a um total de 50 000 euros. Os prémios serão atribuídos aos vencedores durante uma cerimónia que decorrerá durante as Jornadas Europeias do Desenvolvimento de 2008 Englishfrançais em Estrasburgo no mês de Novembro.

Para avaliar os trabalhos a concurso, a Comissão colaborará com duas associações de imprensa de renome mundial: a Repórteres Sem Fronteiras e a Associação Mundial de Jornais (WAN), que representa mais de 18 000 publicações de cinco continentes.

Lorenzo Natali foi um herói da resistência italiana contra a ocupação nazi.

Formulário de candidatura ao concurso Lorenzo Natali Englishespañolfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis