Percurso de navegação

Cumprir as promessas feitas aos países em desenvolvimento - 09/04/2008

Família colombiana pobre – pais e quatro crianças vítimas de subnutrição num bairro da lata

A União Europeia incita os Estados‑Membros a aumentar o volume e a eficácia da sua ajuda ao desenvolvimento

A solidariedade para com os países em desenvolvimento é um dos valores fundamentais da União Europeia, que, no ano passado, consagrou 8 600 milhões de euros à ajuda ao desenvolvimento. Porém, segundo a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos English, apesar de se destacar do resto do mundo pelos seus esforços para reforçar a ajuda, em 2007, a União Europeia desembolsou menos 1 700 milhões de euros do que no ano anterior.

Os países em desenvolvimento necessitam de ajuda para fazer face  aos desafios globais como as alterações climáticas, as pandemias, os fluxos migratórios e as ameaças à paz e à segurança. A União Europeia incita assim os seus Estados‑Membros a:

  • em conjunto, doar 0,56 % do seu rendimento nacional bruto em 2010, passando a 0,7 % em 2015; para cumprirem este compromisso, os Estados‑Membros deverão disponibilizar importantes dotações complementares;
  • continuar a melhorar a eficácia da ajuda e o seu impacto no terreno;
  • velar por que as políticas da União Europeia favoreçam o desenvolvimento, privilegiando nomeadamente os biocombustíveis, a investigação e as soluções tendentes a estancar a "fuga de cérebros";

§ fornecer uma ajuda ao comércio: os 2 mil milhões de euros a desembolsar pelos Estados-Membros a favor das trocas comerciais até 2010 deverão destinar‑se a apoiar projectos que favoreçam o desenvolvimento.

No quadro dos objectivos de desenvolvimento do milénio English das Nações Unidas, a União Europeia comprometeu‑se a, até 2015, aumentar a ajuda ao desenvolvimento para 0,7% do seu rendimento nacional bruto English (RNB). Porém, embora o objectivo intercalar de 0,39 % tenha sido atingido em 2006, a ajuda concedida no ano passado não passou dos 0,38 %.

Os Estados Membros apoiar‑se‑ão nos planos estabelecidos para a adopção de uma posição comum antes das duas grandes conferências internacionais que se realizarão este ano: o fórum de alto nível sobre a eficácia da ajuda English, em Acra, em Setembro, e a conferência de Doha sobre o financiamento do desenvolvimento English em Dezembro.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis