Percurso de navegação

Êxito da política de vizinhança - 03/04/2008

Dois comerciantes norte-africanos empilham melancias

A facilidade do comércio, a investigação e inovação conjuntas, a liberdade de circulação e a segurança do abastecimento de energia são vários dos benefícios concretos da política europeia de vizinhança.

Após ter feito, esta semana, o balanço do estado da política europeia de vizinhança , a UE mostra-se satisfeita com os progressos efectuados em muitos domínios e quer intensificar a cooperação com Israel, a Moldávia, a Ucrânia e Marrocos.

Segundo os relatórios , os êxitos da política devem-se tanto ao trabalho dos especialistas na UE como ao empenhamento de cada país. "Colaboramos estreitamente com os nossos parceiros para os ajudar aaproximarem-se da União", afirmou Benita Ferrero-Waldner, a Comissária das Relações Externas e da Política Europeia de Vizinhança, acrescentando que “cada país estabelece connosco uma relação individualizada."

Alguns exemplos da cooperação desde finais de 2006:

  • comércio: criação de uma zona de comércio livre com a Ucrânia
  • imigração: criação do primeiro centro comum de pedidos de visto na Moldávia
  • luta contra a criminalidade: campanhas de formação para juízes, advogados e agentes da polícia nos países mediterrânicos (já participaram cerca de mil profissionais)
  • energia: construção planeada de vários oleodutos e gasodutos que unirão a UE aos países vizinhos e aumentarão a segurança do abastecimento
  • ambiente: luz verde para 44 projectos de limpeza do Mediterrâneo.

A política europeia de vizinhança foi criada em 2004 para fomentar as relações entre a UE (alargada a novos membros) e os países que a circundam. O seu objectivo, em conformidade com a estratégia de segurança English da UE, é promover a prosperidade, a estabilidade e a segurança de todos os participantes. Em 2007, a UE destinou à ajuda aos países da política de vizinhança 1650 milhões de euros, o que equivale a 3 euros por cidadão.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis