Percurso de navegação

Dar a mão aos Balcãs Ocidentais - 05/03/2008

Cidade na Bósnia‑Herzegovina

Apoiar os Balcãs Ocidentais na preparação para a adesão à União Europeia.

À medida que os países dos Balcãs Ocidentais (Albânia, Bósnia‑Herzegovina, Montenegro e Sérvia) avançam na via da adesão, a Comissão está a dar-lhes mais apoio para os ajudar a prepararem-se. As novas iniciativas incluem:

  • a concessão de mais bolsas para incentivar os estudantes destes países a frequentarem um curso universitário na UE;
  • a intensificação dos contactos entre cientistas e investigadores;
  • o reforço da cooperação nos domínios do ambiente, da justiça, da liberdade e da segurança.

Está igualmente em discussão a possibilidade de facilitar as viagens sem visto.

«Na UE, há a firme vontade de estar ao lado das populações dos Balcãs Ocidentais que queiram aderir aos valores e ao modo de vida europeus», declarou Olli Rehn, Comissário responsável pelo alargamento. Acrescentou ainda que compete aos dirigentes e aos povos desta região decidir se querem construir um futuro europeu estável e próspero.

Anualmente, são concedidos cerca de 800 milhões de euros para preparar a adesão à UE dos Balcãs Ocidentais. Nunca uma região no mundo recebeu da UE um montante tão elevado por habitante – e esta ajuda vai continuar até 2011.  Doravante, uma parte mais importante destas verbas será consagrada à sociedade civil  (sindicatos, associações de consumidores, associações de jovens, de mulheres, etc.). O papel da sociedade civil na região será o tema central de uma conferência que se realizará a 17 e 18 de Abril.

A UE apoia, desde há muito, a cooperação entre os países dos Balcãs Ocidentais no domínio do comércio, da energia e dos transportes. Esta semana, a Comissão propôs novas iniciativas, nomeadamente  o mecanismo de resposta transfronteiras English, que intervirá no caso de catástrofes como os incêndios florestais de 2007.

Estratégia de alargamento da UE e relatórios intercalares English (en) français (fr)

Benefícios do alargamento da UE de 2004 Deutsch (de) English (en)

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis