Percurso de navegação

Ajuda alimentar da UE alimenta milhões de bocas - 04/03/2008

Multidão de refugiados africanos

Uma recente decisão da União Europeia deverá permitir ajudar cerca de 18,7 milhões de pessoas de entre as mais vulneráveis do mundo.

O serviço de ajuda humanitária Englishfrançais da Comissão Europeia acaba de atribuir um montante recorde de 160 milhões de euros para ajuda alimentar a favor das pessoas vítimas de crises alimentares graves em África, na Ásia, no Cáucaso e no Médio Oriente.

“Em muitos dos países mais pobres do mundo, as populações vulneráveis estão cada vez mais expostas a catástrofes naturais, a conflitos e a pressões económicas, que podem rapidamente desembocar em situações de fome. A União Europeia tem um papel essencial a desempenhar, concedendo-lhes ajuda alimentar e restabelecendo a produção alimentar” declarou Louis Michel, Comissário do desenvolvimento e da ajuda alimentar Englishfrançais.

A ajuda alimentar será concentrada nas zonas mais necessitadas. Até agora, foram definidas dezassete zonas prioritárias, entre as quais as seguintes: Burundi, Quénia, Nepal, Afeganistão, Colômbia, Sudão, Chade, Somália, Margem Ocidental e Faixa de Gaza. A ajuda assumirá as seguintes formas:

  • distribuição de ajuda alimentar às populações em dificuldade na sequência de uma catástrofe natural, de uma epidemia ou de um conflito armado,
  • assistência em matéria de recuperação nutritiva aos grupos vulneráveis vítimas de crises, nomeadamente às mães e crianças com menos de 5 anos,
  • restabelecimento dos recursos das comunidades rurais graças a programas do tipo "alimentos a troco de trabalho",
  • restabelecimento dos meios de subsistência essenciais das populações vulneráveis quando regressam às suas casas ou se reinstalam após uma crise.

A maior parte dos projectos serão levados a cabo pelo Programa Alimentar Mundial da ONU, mas os relativos à nutrição e à segurança alimentar a curto prazo serão confiados à Cruz Vermelha e a outras organizações não governamentais.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis