Percurso de navegação

A UE abre as portas ao público a 17 de maio de 2014 - 16/05/2014

Bandeira da UE em frente às bandeiras nacionais dos países da UE

Para comemorar o Dia da Europa, as instituições da UE abrem as portas ao público em maio. Junte-se às comemorações participando em visitas guiadas, debates e concertos ou seguindo-as em linha.

Para assinalar o Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, e nas vésperas das eleições europeias , as instituições da UE abrem as suas portas ao público.

Em 17 de maio, tem a oportunidade de visitar algumas instituições em Bruxelas, nomeadamente

  • a Comissão Europeia, que estabelece os objetivos e as prioridades da UE e propõe legislação
  • o Parlamento Europeu, uma das maiores assembleias democráticas do mundo
  • o Conselho Europeu, onde os Chefes de Estado e de Governo dos 28 países da UE tomam as decisões

Os visitantes podem informar-se sobre a UE e as atividades das suas instituições, que vão da ajuda humanitária à luta contra o aquecimento global, ver exposições, assistir a espetáculos de teatro, participar em seminários e em toda uma série de outras atividades para adultos e crianças.

Os visitantes terão à sua disposição um serviços gratuito de transporte entre os vários locais. Também pode participar num passeio de três horas por Bruxelas para descobrir a cidade ou juntar-se às comemorações em linha (hashtag: #EUopendoors).

Comemorar a Europa

O dia de portas abertas da UE faz parte das comemorações do Dia da Europa que todos os anos celebra a paz e a liberdade e a união de 28 países e 500 milhões de cidadãos.

Em maio, são organizadas comemorações em toda a Europa para assinalar o aniversário do discurso proferido por Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros de França, em 9 de maio de 1950, no qual este expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política que tornaria impensável outra guerra entre os países europeus.

No seu discurso, Schuman lançou as bases para a União Europeia, instando a França, a Alemanha e outros países a gerir em conjunto a sua produção de carvão e de aço.

As próximas eleições europeias terão lugar entre 22 e 25 de maio.

Dia de portas abertas da UE 2014 PDFDeutschEnglish

Portas abertas da UE no Facebook English

Eleições europeias de 2014

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis