Percurso de navegação

Uma Europa unida, aberta e mais forte: balanço do mandato da Comissão Europeia 2010-2014 - 25/04/2014

Membros da atual equipa de Comissários da UE

Que fez a Comissão Europeia pelos cidadãos nos últimos cinco anos? A Comissão Europeia publicou hoje um balanço das realizações mais importantes levadas a cabo nos últimos cinco anos em prol dos cidadãos e das empresas de toda a Europa.

Na brochura em linha publicada hoje, o Presidente Durão Barroso descreve as principais realizações do atual mandato. Cada Comissário dá três exemplos concretos do valor acrescentado conseguido pelo respetivo pelouro.

O Presidente resumiu desta forma o mandato da Comissão:

«Nestes tempos de mudança, manter o «status quo» deixou de ser uma opção. Se os cinco anos que precederam a entrada em funções da atual Comissão foram marcados por questões constitucionais formalmente resolvidas pela adoção do Tratado de Lisboa, os cinco anos que acabamos de viver foram-no pela ameaça da crise financeira e da dívida soberana. Face a estes desafios, podemos estar orgulhosos por termos conseguido manter a Europa unida e aberta e a termos tornado mais forte para o futuro.

«Unida», porque conseguimos manter a coesão da Europa, acolhendo inclusivamente novos membros, não obstante as pressões exercidas sobre os nossos países. «Aberta», uma vez que cooperámos com os nossos parceiros internacionais no quadro do G20, tendo em vista definir uma resposta à crise a nível mundial, continuámos a promover as trocas comerciais tanto dentro da União Europeia como no resto do mundo a fim de incentivar o crescimento e cumprimos os compromissos assumidos face aos países em desenvolvimento. «Mais forte», dado que as reformas económicas necessárias estão a ser realizadas em toda a Europa e a nossa governação económica foi reforçada, nomeadamente na zona euro, para adaptar as economias europeias à globalização.»

Antecedentes

A atual Comissão Europeia, constituída por 28 comissários, tomou posse em 10 de fevereiro de 2010. O seu mandato termina em 31 de outubro de 2014.

Balanço do mandato DeutschEnglishfrançais

Comissários europeus 2010-2014

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis