Percurso de navegação

Um jovem mulher levanta a mão para pedir a palavra num evento realizado no quadro do Diálogo com os Cidadãos

A 27 de março, mais de 150 cidadãos europeus reunir-se-ão em Bruxelas para debater o futuro da Europa a convite da UE. Para participar no debate, envie as suas perguntas ou comentários através do Facebook e do Twitter, utilizando o marcador #EUdeb8.

Este debate segue-se à série de debates com os comissários europeus realizados em todos os países da UE desde setembro de 2012, que contaram com a participação de mais de 15 000 pessoas. O objetivo é dar aos cidadãos a oportunidade de se exprimirem sobre o futuro da Europa em termos de desenvolvimento económico e político, antes das eleições europeias de maio próximo.

Três participantes em cada uma das sessões anteriores terão a oportunidade de participar nos debates que decorrerão ao longo do dia, em Bruxelas, abordando nomeadamente, os seguintes temas:

  • os direitos dos cidadãos
  • vencer a crise
  • as alterações climáticas
  • as preocupações dos consumidores relacionadas com a vida de todos os dias

O último debate, que decorrerá das 16h às 17h CET (hora central europeia) contará com a presença de Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia. Pode segui-lo em direto via webstream English (en) e participar através das redes sociais.

Diálogos com os cidadãos

2013 foi o ano em que se comemorou o Ano Europeu dos Cidadãos, que teve como objetivo familiarizar as pessoas com os direitos que lhes assistem enquanto cidadãos europeus. Foram organizados diálogos em toda a Europa no âmbito dos quais os cidadãos puderam partilhar as suas expetativas e exprimir os seus pontos de vista sobre a direção que a UE deveria tomar. Estes debates prosseguiram em 2014.

Numa sondagem realizada em paralelo, 51% dos inquiridos declararam ser da opinião de que a Europa sairia da crise mais forte, tendo-se 74% mostrado favoráveis a uma união politica mais estreita. 88% manifestaram-se a favor da realização de mais debates.

As opiniões expressas pelos cidadãos serão tidas em conta nos planos relativos a uma eventual futura reforma da UE. Em ano de eleições, é particularmente importante que os cidadãos tenham uma palavra a dizer.

Comunicado de imprensa: Debate sobre o futuro da Europa

Debate sobre o futuro da Europa English (en)

Debate sobre o futuro da Europa: Webstream em direto English (en)

Siga a Comissão Europeia no Twitter - @EU_Commission

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis