Percurso de navegação

Grécia na presidência da União Europeia - 07/01/2014

Logótipo da presidência grega

Crescimento, emprego e promoção da coesão social são as prioridades da Grécia durante o semestre da sua presidência da UE, que teve início em 1 de Janeiro.

As grandes prioridades da presidência grega são as seguintes:

• dar resposta ao grave problema do desemprego dos jovens
• facilitar a concessão de crédito às PME

Entre os restantes objetivos contam-se a melhoria da governação económica da zona euro e a conclusão das negociações sobre a próxima fase da união bancária. O principal objetivo é evitar uma nova crise financeira.

A Grécia pretende também reforçar a ação da UE em matéria de imigração clandestina e introduzir alterações à estratégia da UE nos domínios dos assuntos marítimos e da legislação relativa à proteção de dados. O programa da presidência inclui igualmente a obtenção de um acordo sobre a utilização de biocombustíveis de primeira geração e de gás de xisto.

Está também prevista a realização de uma importante cimeira com os países africanos durante a presidência grega, durante a qual se espera que sejam alcançados progressos no que respeita a um novo acordo de pesca com Marrocos.

Uma agenda carregada

A Grécia assume a presidência da UE num período de trabalho intenso, uma vez que é necessário chegar a acordo sobre um grande número de questões até ao final da atual legislatura do Parlamento Europeu, que termina em abril. Em maio, terão lugar as eleições diretas para o Parlamento Europeu nos 28 Estados-Membros da UE, após as quais será nomeada uma nova Comissão.

Durante os próximos seis meses, a Grécia presidirá centenas de reuniões formais e informais, assumirá a liderança de negociações complexas e organizará 13 conselhos de ministros em Atenas.

Nos últimos meses, a Grécia colaborou de forma estreita com a Lituânia, que assegurou a presidência da UE durante o segundo semestre de 2013. Em julho de 2014, a Itália sucederá à Grécia na presidência da UE, acolhendo assim os novos membros do Parlamento e da Comissão.

Presidência grega DeutschελληνικάEnglishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis