Percurso de navegação

Comemorar a Europa: 4 de maio, dia de portas abertas - 01/05/2013

Cartaz «Tem a ver com a Europa, tem a ver consigo – participe no debate:  9 de maio – Dia da Europa» © EU

O dia de portas abertas da Europa é uma ocasião para refletir sobre as grandes realizações da União Europeia (e sobre a forma de melhorar o seu funcionamento em benefício de todos). Participe em debates, eventos e atividades para todas as idades.

Em 9 de maio de 1950, o Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, desencadeou o processo que conduziu à criação da atual União Europeia exortando a França, a Alemanha e outros países europeus a gerir em conjunto a sua produção de carvão e de aço.

O Dia da Europa comemora o aniversário da Declaração Schuman - assinalando uma união de 27 países no respeito pela liberdade, pelo Estado de direito e pela diversidade dos cidadãos da UE.

Jornadas «Portas Abertas»

No sábado, dia 4 de maio, as instituições europeias assinalam este aniversário abrindo as portas ao público. Serão também realizados eventos nas representações da Comissão em cada país da UE, bem como em algumas delegações English nos países terceiros.

Em cada um desses lugares, serão organizadas várias atividades para adultos e crianças, nomeadamente música ao vivo, espetáculos culturais e concursos de perguntas e respostas

A Representação da Comissão Europeia em Portugal comemora este ano o Dia da Europa na Aula Magna da Universidade de Lisboa, com a segunda edição da Bolsa do Empreendedorismo françaisNederlands, iniciativa de apoio à economia e ao emprego.

Em Bruxelas, poderá visitar o edifício Berlaymont, onde trabalham os Comissários europeus, e participar numa série de debates françaisNederlands sobre a crise económica, os direitos dos cidadãos e o futuro da Europa. Por exemplo, a Comissária Viviane Reding irá presidir um debate às 14h30 no âmbito de uma série de diálogos com os cidadãos sobre o futuro da Europa. Pode registar-se EnglishfrançaisNederlands para participar presencialmente ou para assistir ao debate em direto na Internet English

O edifício do Conselho da UE, onde decorrem as cimeiras de alto nível com dirigentes e ministros europeus, também estará aberto ao público, tal como o hemiciclo do Parlamento Europeu DeutschEnglishfrançaisNederlands, onde os deputados debatem questões da atualidade.

Os visitantes também poderão entrar noutros importantes fóruns europeus, como as salas de reunião dos representantes das regiões da Europa (Comité das Regiões) ou dos vários grupos de interesse da UE (Comité Económico e Social English).

Outros eventos

No domingo, dia 5 de maio, a Comissão participará no «Festival Iris françaisNederlands», no âmbito do qual se realizarão concertos ao vivo e espetáculos de rua por toda a cidade de Bruxelas.

No dia 9 de maio, Dia da Europa, o Presidente da Comissão, Durão Barroso, e a Comissária Cecilia Malmström participarão na conferência «O Estado da União English» sobre os atuais desafios económicos da Europa e o reforço da integração europeia, que terá lugar em Florença, Itália.

Festival da Europa: dia de portas abertas, 4 de maio

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis