Percurso de navegação

Comissão apela à obtenção de um acordo sobre o orçamento da UE - 07/02/2013

Pilha de moedas de euro © iStockphoto

No momento em que os dirigentes europeus retomam as negociações sobre o orçamento da UE, o Presidente da Comissão Europeia salienta a sua importância no apoio às vítimas da crise económica.

Dirigindo-se aos deputados do Parlamento Europeu, em 6 de fevereiro, o Presidente Durão Barroso referiu casos de países da UE impossibilitados de prestar apoio aos trabalhadores quando uma fábrica é deslocalizada ou de dar assistência aos cidadãos mais carenciados.

Na véspera de uma importante reunião dos dirigentes europeus sobre esta questão, Durão Barroso exortou-os a não desperdiçarem a oportunidade de utilizar o orçamento para lutar contra o desemprego juvenil (existem atualmente 5,7 milhões de jovens sem emprego na UE).

Durão Barroso instou os responsáveis políticos a encontrarem um justo equilíbrio entre ambição e realismo, prometendo fazer tudo quanto é possível para manter o grau de ambição da proposta inicial da Comissão, e apelou à obtenção de um acordo suficientemente flexível para que as verbas não despendidas possam transitar para o ano seguinte ou de um domínio de intervenção para outro.

O Presidente insistiu ainda na necessidade de proceder a uma revisão intercalar do orçamento, de forma a introduzir ajustamentos na afetação dos recursos financeiros, se necessário.

Comprometeu-se também a lutar arduamente para assegurar o financiamento adequado dos principais programas da UE concebidos para ajudar a Europa a sair da atual crise económica. Trata-se, nomeadamente, de programas de financiamento da investigação English , das redes de transporte e digitais Englishfrançais , das PME competitivas DeutschEnglishfrançais e do intercâmbio de estudantes DeutschEnglishfrançais . EStes financiamentos contribuirão para que a Europa permaneça uma das regiões mais competitivas do mundo, declarou Durão Barroso.

Numa altura em que muitos europeus enfrentam grandes dificuldades financeiras, é igualmente importante continuar a apoiar os cidadãos mais vulneráveis, nomeadamente através:

  • do Fundo Social Europeu, para ajudar as pessoas a adquirir novas competências e a encontrar emprego
  • do programa de ajuda aos mais necessitados Englishfrançais , que distribui alimentos, vestuário e outros bens essenciais às populações mais carenciadas na Europa

O orçamento da UE é igualmente um elemento vital para muitas populações de países terceiros, financiando o desenvolvimento e a ajuda humanitária, para além de determinar a influência da UE noutras regiões do mundo.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis