Percurso de navegação

E o vencedor do Nobel da Paz são... os europeus! - 07/12/2012

O Nobel da Paz de 2012 será entregue em Oslo, em 10 de dezembro, em reconhecimento do papel da UE em prol da paz e da reconciliação na Europa.

O Presidente do Conselho da UE, Herman Van Rompuy, o Presidente da Comissão, Durão Barroso, e o Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, receberão o prémio em nome dos 500 milhões de cidadãos europeus.

Serão acompanhados pela espanhola Ana Vicente, de 12 anos, pela italiana Elena Garbujo, de 16 anos, pela polaca Ilona Zielkowska, de 21 anos, e pelo maltês Larkin Zahra, de 23 anos, que são os vencedores de um concurso de desenho e escrita English sobre o que significa para os jovens a paz na Europa, realizado na Internet.

O Comité do Prémio Nobel da Paz declarou que o prémio tinha sido atribuído à União Europeia pelo seu contributo para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos ao longo das últimas seis décadas.

Para o Presidente Durão Barroso, o Prémio Nobel lembra-nos que a UE é algo de precioso, que devemos defender para o bem dos cidadãos europeus e para o bem do mundo inteiro.

«A atribuição do prémio pelo Comité do Prémio Nobel mostra que nestes tempos difíceis a União Europeia continua a ser uma fonte de inspiração para os países e pessoas de todo o mundo e que a comunidade mundial necessita de uma União Europeia forte» declarou.

A UE doará o prémio monetário para projetos humanitários de apoio a crianças Englishfrançais vítimas da guerra e de conflitos armados (complementando-o de forma a atingir 2 milhões de euros).

«O Prémio Nobel da Paz simboliza a reconciliação em todo o mundo. A recompensa financeira deve beneficiar a nossa principal esperança para o futuro, mas também as principais vítimas dos conflitos presentes e passados: as crianças.» declarou ainda Durão Barroso.

Acompanhe a cerimónia e participe nos festejos

Poderá acompanhar a cerimónia de entrega do Nobel da Paz em direto pela Internet ou em projeções públicas em toda a Europa e no resto do mundo. Contacte as representações da Comissão nos países da UE, assim como os gabinetes de informação do Parlamento Europeu, para ficar a saber que eventos serão organizados no seu país.

Em Portugal, o Gabinete de Informação do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia realizam uma mesa redonda sobre o tema «União Europeia: prémio Nobel da Paz 2012» no dia 10 de dezembro, pelas 9.30, que contará, entre outros com a presença dos embaixadores da Suécia e da Noruega. A data será assinalada com outros eventos no resto da Europa, como uma procissão de luzes em Copenhaga, na Dinamarca, ou um concerto e uma exposição, de 7 a 11 de dezembro, em Bratislava, na Eslováquia.

Muitas das delegações da UE English no resto do mundo organizarão projeções da cerimónia e eventos especiais. Por exemplo, em La Paz, na Bolívia, após assistir à cerimónia, o pessoal da delegação irá visitar um abrigo para crianças para fazer uma doação.

Em Nova Iorque, a Delegação da UE junto da ONU Englishespañolfrançais conseguiu que, no dia 11 de dezembro, o edifício Empire State Building seja iluminado em azul e amarelo, as cores da UE.

A medalha do prémio Nobel da Paz poderá ser vista na Casa da História Europeia, em Bruxelas, assim que esta abra ao público.

Leia o anúncio oficial do Prémio Nobel da Paz English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis