Percurso de navegação

Prémio Nobel da Paz de 2012 atribuído à União Europeia - 12/10/2012

Bandeira da UE com as bandeiras dos Estados-Membros atrás © UE

O Prémio Nobel da Paz de 2012 foi hoje atribuído à União Europeia. Esta distinção recompensa o contributo dado pela União Europeia durante as últimas seis décadas para a paz, a reconciliação entre os povos e a consolidação da democracia e os direitos humanos.

«É uma grande honra para a União Europeia receber o Prémio Nobel da Paz de 2012. Este prémio constitui o maior reconhecimento possível dos profundos valores políticos subjacentes à nossa União: os esforços sem precedentes, envidados por parte de um número crescente de Estados europeus, para vencer a guerra e as divisões e, em conjunto, construir um continente caracterizado pela paz e pela prosperidade. Trata-se de um prémio atribuído não só ao projeto e às instituições que encarnam um interesse comum, mas também aos 500 milhões de cidadãos que vivem na União», afirmaram, numa declaração conjunta, o Presidente do Conselho Europeu e o Presidente da Comissão Europeia.

Evocando o futuro, os dois presidentes reiteraram o compromisso assumido pela União Europeia de «continuar a promover a paz e a segurança nos países próximos da União, bem como no resto do mundo».

O Comité norueguês do Prémio Nobel da Paz destacou o «contributo dado pela União Europeia durante as últimas seis décadas para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos na Europa».

Salientou, além disso, o papel desempenhado pela UE enquanto fator de estabilidade que tanto «contribuiu para transformar a maior parte da Europa, até então um continente em guerra, num continente de paz. O trabalho desenvolvido pela UE representa a "fraternidade entre as nações" e equivale aos "congressos de paz" a que se referia Alfred Nobel no seu testamento de 1895, ao aludir aos critérios que deveriam presidir à atribuição do Prémio da Paz».

Mais informações:

  • Comunicado de imprensa do Comité Nobel English
  • Comité Nobel English
  • Declaração do Presidente do Conselho Europeu e do Presidente da Comissão Europeia English
  • Declaração de Herman Van Rompuy (vídeo) English
  • Comunicado de imprensa da Comissão Europeia DeutschEnglishfrançais

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis