Percurso de navegação

Mais perto da Europa no dia da Europa - 04/05/2012

O Dia da Europa festeja as grandes realizações da UE, entre as quais se destacam uma paz duradoura, a cooperação económica e a criação de um espaço sem fonteiras. É igualmente uma oportunidade para ficar a saber mais sobre a UE, com eventos e atividades para todas as idades.

A 9 de maio de 1950, o Ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, apela à França, à Alemanha e a outros países europeus para porem em comum a sua produção de carvão e de aço.

Este foi o primeiro passo para a criação da atual União Europeia – 27 países unidos no respeito pela liberdade e o Estado de direito, que, ao mesmo tempo, reconhecem e valorizam a diversidade dos cidadãos da UE. O Dia da Europa comemora o aniversário da Declaração Schuman.

Dia de portas abertas

No sábado, dia 12 de maio, as várias instituições da UE assinalam este aniversário abrindo as portas ao público.

São igualmente organizados eventos em toda a Europa. Informe-se junto da representação da Comissão no seu país.

Em Bruxelas, poderá visitar o edifício emblemático da UE, o Berlaymont, onde trabalham os Comissários Europeus, ou a sala do edifício do Conselho da UE onde decorrem as cimeiras de alto nível com dirigentes e ministros europeus.

Pode também aproveitar para se sentar num dos lugares do hemiciclo do Parlamento Europeu, onde os deputados debatem as questões da atualidade, ou dar uma espreitadela a alguns dos outros principais fóruns europeus como as salas de reunião dos representantes das regiões da Europa (Comité das Regiões) ou dos seus vários grupos de interesse (Comité Económico e Social).

Em cada um destes lugares, são organizadas atividades pedagógicas e divertidas DeutschEnglishfrançaisNederlands para adultos e crianças. Ouça música ao vivo, assista a espetáculos culturais, descubra como é que a UE luta contra a cibercriminalidade, entre em concursos ou ponha à prova a sua aglidade atravessando uma ponte de corda. Se preferir, também pode participar numa aula de ginástica ou aprender a fazer flores de papel!

A conferência «O Estado da União English », que se debruçará sobre os atuais desafios económicos da Europa e o reforço da integração europeia, terá lugar a 9 e 10 de maio, em Florença, Itália. A conferência será transmitida em directo na Internet.

Festival da Europa – dia de portas abertas, 12 de maio DeutschEnglishfrançaisNederlands

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis