Percurso de navegação

Regresso à escola - 17/01/2011

Sala de aula vazia com quadro preto ao fundo © UE

Funcionários europeus regressam à escola para explicar aos jovens o que faz a UE.

No âmbito do programa "Regresso à escola", funcionários das instituições passam um dia numa escola, de preferência numa escola que tenham frequentado.

Esta iniciativa foi lançada em 2007 pelo governo alemão para assinalar o início da Presidência alemã, tendo contado com o apoio da Comissão. As presidências sucessivas do Conselho da UE decidiram levar a cabo iniciativas idênticas. Este ano, é a vez da Hungria e da Polónia. Dado o êxito da iniciativa, outros países da UE aderiram ao programa, promovendo a visita de funcionários europeus às suas antigas escolas. As escolas cujos antigos alunos não incluem funcionários europeus também podem participar no programa.

Participam na iniciativa funcionários europeus de todos os níveis hierárquicos, que se convertem, assim, em embaixadores da UE durante um dia. Na Primavera de 2010, por exemplo, a Comissária responsável pela ajuda humanitária, Kristalina Georgieva, visitou uma escola secundária em Elena, na Bulgária, onde teve a oportunidade de se reunir com jovens de 13 a 17 anos, que lhe fizeram inúmeras perguntas, nomeadamente sobre a sua visão da Europa. Por sua vez, a Comissária escutou atentamente os pontos de vista dos alunos e interrogou-os sobre o que representava para eles serem europeus.

O programa "Regresso à escola" permite dar um rosto humano à Europa e aproximar as instituições das gerações mais jovens. Graças a este projecto, os alunos podem informar-se sobre a UE de uma forma diferente, beneficiando da experiência dos que participam directamente na construção europeia. Podem, assim, compreender melhor o funcionamento da UE, familiarizar-se com as várias políticas europeias e descobrir programas de intercâmbio europeu como os programas Leonardo Da Vinci DeutschEnglishfrançais e Erasmus DeutschEnglishfrançais .

Para saber se o seu país participa no programa, contacte a respectiva Representação da Comissão.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis