Percurso de navegação

A UE e os cidadãos em 2010 - 23/12/2010

Origami com as cores da bandeira europeia © Mélanie Heddrich/Patrick Bombaert

Chegada a hora de fazer o balanço do fim do ano, a brochura «A Europa consigo» debruça-se sobre algumas das iniciativas da UE em 2010.

As dificuldades atravessadas pela Grécia e, mais recentemente, pela Irlanda abalaram a zona euro e a economia europeia. A UE reagiu rapidamente, concedendo uma ajuda financeira a estes países, o que permitiu preservar a credibilidade da moeda única e restabelecer a confiança dos mercados. Além disso, criou um mecanismo inovador English de perto de 500 mil milhões de euros para assegurar a estabilidade financeira e estabeleceu instituições de supervisão DeutschEnglishfrançais dos mercados financeiros.

Face à crise, a UE empenhou-se também na criação de emprego, disponibilizando 100 milhões de euros para financiar microcréditos (empréstimos de valor inferior a 25 000 euros) destinados aos desempregados interessados em criar a sua própria empresa.

Na Primavera, os passageiros bloqueados nos aeroportos pela nuvem de cinzas vulcânicas tiveram direito a indemnização e a assistência graças à legislação europeia sobre a protecção dos passageiros aéreos. Desde este ano, os passageiros que viajam de comboio ou de barco beneficiam dos mesmos direitos. Assim, em caso de atraso, os bilhetes de comboio são reembolsados até 50 %.

Em matéria de direitos fundamentais, uma nova legislação europeia permite que os cidadãos implicados num processo judicial noutro país da União beneficiem gratuitamente de serviços de tradução e de interpretação.

A UE também não esqueceu os consumidores. As medidas tomadas a favor da reciclagem dos aparelhos eléctricos e electrónicos ou o desenvolvimento de um carregador universal para os telemóveis são testemunho da sua intervenção positiva a nível da vida quotidiana dos europeus.

Por fim, em 2010, a UE continuou a ser o primeiro doador a nível mundial, dando apoio a numerosos países afectados por catástrofes naturais ou ecológicas. Teve assim um papel central na pronta ajuda internacional dada ao Haiti Englishfrançais aquando do terramoto.

Brochura «A Europa consigo» (2010)

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis