Percurso de navegação

Portas abertas para a Europa! - 06/05/2010

O Dia da Europa, assinalado com uma série de eventos festivos, dá a todos os europeus a oportunidade de descobrir como funciona a União Europeia e as suas actividades.

Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman, então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, reúne a imprensa para uma comunicação da mais alta importância: no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, apela à França, à Alemanha e a outros países para que ponham em comum a sua produção de carvão e de aço. Tratava-se de assegurar uma paz duradoura no continente europeu e de dar um primeiro passo para uma união económica. Hoje, esta declaração é considerada como o acto de fundação da União Europeia e, desde 1995, a data de 9 de Maio é comemorada como o Dia da Europa.

Para assinalar o 60.º aniversário deste acontecimento, as instituições europeias estão em festa e organizam numerosas actividades: concertos, espectáculos de dança, concursos, stands de informação…

Em Bruxelas, o centro das festividades na Bélgica, os edifícios das instituições abrem as suas portas ao público a 8 de Maio. É a ocasião de visitar o Berlaymont, sede da Comissão, o hemiciclo do Parlamento ou a grande sala do Conselho onde se reúnem os dirigentes e os ministros europeus.

Os mais jovens não são esquecidos: podem fazer um papagaio-de-papel com as cores da Europa no Parlamento, explorar a biodiversidade no Comité Económico e Social ou participar em jogos organizados pela Comissão com o objectivo de os sensibilizar para o bem-estar animal.

Um pouco por toda a parte, está prevista a organização de conferências, por exemplo, no Comité das Regiões sobre o tema da cultura europeia. Deputados animarão debates públicos ao Parlamento. Os visitantes poderão participar na simulação de uma sessão do Conselho durante a qual será debatida uma iniciativa europeia em favor dos automóveis ecológicos.

Finalmente, a 9 de Maio, o público poderá descobrir toda a riqueza cultural do cinema europeu graças ao festival EuroCine. Nesta sétima edição, 27 filmes provenientes dos 27 países da União serão apresentados em cinco capitais europeias.

 

A festa da Europa em Bruxelas DeutschEnglishfrançaisNederlands

Festividades do 9 de Maio por toda a Europa

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis