Percurso de navegação

Nova Comissão prestes a entrar em funções - 09/02/2010

Sessão plenária do Parlamento Europeu ©UE

Parlamento Europeu aprova nova equipa de Durão Barroso

Os deputados europeus aprovaram hoje os 26 candidatos a membros da Comissão Europeia, o que permitirá à nova equipa do Presidente da Comissão, Durão Barroso, entrar brevemente em funções. O resultado da votação foi de 488 a favor e 137 contra (72 abstenções), sendo o número de votos favoráveis muito superior à maioria necessária.

Esta votação é o culminar de um processo que teve início em Setembro, altura em que Durão Barroso obteve o apoio do Parlamento Europeu para um segundo mandato como Presidente da Comissão.

A nova Comissão deveria ter entrado em funções em Novembro de 2009, mas tal não foi possível devido a atrasos na ratificação do Tratado de Lisboa e à retirada da corrida da candidata búlgara depois da respectiva audição no Parlamento no mês de Janeiro. Rumiana Jeleva foi substituída pela Vice-Presidente do Banco Mundial Kristalina Georgieva, cuja audição no Parlamento Europeu teve lugar na semana passada.

Se se contar com o próprio Durão Barroso, a Comissão é constituída por 27 membros, um de cada país da UE. Catorze dos actuais Comissários, incluindo o Presidente da Comissão, fizeram parte do anterior executivo, cujo mandato durou cinco anos.

A Comissão Barroso II tomará posse assim que for formalmente nomeada pelos dirigentes europeus.

Orientações políticas para a próxima Comissão

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis