Percurso de navegação

Eleito o novo Parlamento Europeu - 08/06/2009

Deputados assistem à divulgação dos resultados eleitorais © EC

Próximos desafios: crise financeira e económica, Tratado de Lisboa e alterações climáticas.

O Grupo do Partido Popular Europeu e dos Democratas Europeus mantém a sua posição continuando a ser o maior grupo do Parlamento Europeu. Nas eleições que decorreram entre 4 e 7 de Junho, os partidos de centro-direita registaram ganhos significativos em alguns dos maiores países da UE, incluindo França, Itália, Espanha e Polónia, e também em Portugal.

Apesar de ter perdido terreno, o Grupo Socialista manteve-se em segundo lugar, bem à frente do Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais, seguidos agora mais de perto pelo Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia.

O novo parlamento conta com 736 deputados e terá uma palavra a dizer sobre a composição da próxima Comissão Europeia. Se o Tratado de Lisboa for aprovado num segundo referendo na Irlanda, deverá igualmente pronunciar-se sobre os novos cargos de Presidente da UE e de Alto Representante para os Negócios Estrangeiros.

Os deputados também intervirão nas negociações sobre um acordo internacional em matéria de aquecimento global. Nos próximos meses, o parlamento será chamado a pronunciar-se sobre outros assuntos, nomeadamente sobre o novo regulamento financeiro que tem como objectivo evitar outra crise.

Dos cerca de 338 milhões de eleitores potenciais, apenas 44 % se deslocaram às urnas, uma percentagem de participação que foi inferior à de eleições anteriores.

Durão Barroso agradeceu aos eleitores que expressaram as suas opiniões sobre o futuro político da UE. «Globalmente, os resultados constituem uma vitória inegável para os partidos e os candidatos que apoiam o projecto europeu e que querem que a União Europeia responda às suas preocupações do dia-a-dia.»

 

Eleições europeias de 2009 – resultados

Parlamento Europeu: próximos desafios

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis