Percurso de navegação

Eleições europeias: um Parlamento para 500 milhões de cidadãos - 02/06/2009

Cartaz eleitoral © CE

De 4 a 7 de Junho, 375 milhões de cidadãos de 27 países decidirão o futuro da Europa. Para os ajudar na escolha, têm à disposição numerosas fontes de informação.

As eleições europeias, que se desenrolarão de 4 a 7 de Junho, determinarão o futuro, durante os próximos cinco anos, dos cerca de 500 milhões de cidadãos da UE.

O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, fez um apelo aos cidadãos europeus para que acorram em massa às urnas a fim de fazerem ouvir a sua voz consultar videoblogue.

Estas eleições são extremamente importantes porque os eurodeputados eleitos deverão ocupar-se de questões cruciais como o abastecimento energético, a supervisão dos mercados financeiros ou a conciliação da vida familiar com a vida profissional.

O papel do Parlamento Europeu na elaboração dos textos legislativos e no controlo das instituições europeias é fundamental e os deputados europeus representam directamente os cidadãos.

Para os ajudar na sua escolha, os eleitores têm ao seu dispor numerosas fontes de informação. O sítio do Parlamento Europeu na Internet, por exemplo, enumera todos os candidatos por país e o sítio Europarltv dá acesso aos vídeos da campanha. Para não falar das redes sociais que todos os dias transmitem novas informações e reacções sobre as eleições europeias.

Os resultados serão anunciados no Domingo, 7 de Junho, em directo do hemiciclo do Parlamento Europeu, a partir das 22 horas.

Agora que está tudo a postos, a palavra cabe aos cidadãos. De 4 a 7 de Junho de 2009, determine o futuro da Europa!

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis