Percurso de navegação

MTV colabora com a UE numa campanha para incentivar os jovens a votar

Segundo um inquérito recente, os jovens estão menos interessados do que a geração dos pais nas eleições de Junho para o Parlamento Europeu. Esta tendência manifestara-se já nas eleições de 2004, quando a participação dos eleitores com menos de 25 anos foi de apenas 40%, contra 48% para o eleitorado geral.

A MTV está a emitir uma série de spots para promover a campanha na sua rede internacional de 168 canais. Os spots mostram jovens a pendurar altifalantes em locais famosos de Londres, Paris e Roma. A mensagem que se quer fazer passar é que votar é uma forma de os jovens se fazerem ouvir.

«Os jovens são o futuro da União Europeia. Precisamos das suas ideias e da sua participação activa. Os jovens têm de saber que a sua opinião conta» afirmou a Vice-Presidente da Comissão, Margot Wallström. Daí o slogan «Estão a ouvir-me, Europa?»

Os poderes do Parlamento Europeu cresceram consideravelmente (nomeadamente o seu papel na aprovação do orçamento) desde a realização das primeiras eleições em 1979. Porém, a participação eleitoral (62% nessas primeiras eleições) tem vindo a diminuir constantemente ao longo dos anos. Como parte dos esforços para inverter a tendência, a campanha deste ano sublinha a importância da «escolha» em vez do «dever cívico», que havia sido o lema da anterior.

A campanha lançou também um sítio Web onde os jovens podem expressar os seus desejos e as suas ideias. Podem igualmente contribuir para a página através do Twitter.

As eleições dos 736 deputados do Parlamento terão lugar de 4 a 7 de Junho em todos os 27 países da UE.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis