Percurso de navegação

Criatividade e prosperidade económica são indissociáveis - 26/03/2009

Discos rotativos em cores primárias num edifício degradado © WALD Press, fotógrafo: Radka Dubanská

No Ano Europeu da Criatividade e da Inovação, personalidades importantes alertam para os perigos de reduzir as despesas com a investigação e desenvolvimento em tempo de crise.

A importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento pessoal, social e económico é o tema central do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação English que se comemora em 2009.

Este ano europeu conta com a colaboração de várias personalidades importantes, entre as quais coreógrafos, professores, artistas, arquitectos, cientistas e dirigentes de grandes empresas, que foram nomeadas embaixadores English com a missão de sensibilizar a sociedade para esta questão.

Na sua primeira reunião em Janeiro, os embaixadores alertaram para os perigos da tentação de reduzir as despesas com a investigação e desenvolvimento no actual contexto da crise económica. A Finlândia, por exemplo, ultrapassou a sua recessão no início da década de noventa aumentando o investimento em I&D e mantendo constante a sua despesa com a educação.

No âmbito do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação, está a ter lugar em Bruxelas uma série de seis debates English sobre temas fundamentais relacionados com a criatividade e a inovação. Num debate recente, foram discutidas ideias para criar um ambiente propício à criatividade e à inovação. O próximo debate incidirá sobre o futuro da educação na Europa.

Mas o Ano Europeu da Criatividade e Inovação não se fica pelas palavras. Na próxima semana, será inaugurada em Bruxelas, a exposição itinerante Orbis Pictus English do artista checo Petr Nikl. Com os novos instrumentos musicais especialmente criados para o efeito, o artista pretende criar um canal de comunicação que aproxime indivíduos de diferentes nacionalidades, camadas sociais e religiões.

Está igualmente a ser pensado um manifesto para a criatividade e a inovação na Europa English que deverá inspirar outras actividades a mais longo prazo.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis